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Tipo: Dissertação
Título: Processos de ensino-aprendizagem de canto mediante uma linguagem sensitiva e emotiva
Título(s) alternativo(s): Singing teaching-learning processes through a sensitive and emotive language
Canto - Linguagem Sensitiva
Autor(es): Medeiros, Carlos Márcio Pacheco de
Primeiro Orientador: Döring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee1: Döring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Joel
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Marineide Marinho Maciel
Resumo: Este trabalho apresenta um memorial de minha trajetória pessoal onde cito as principais referências que me direcionaram ao meio musical como profissão escolhida, desde infância à escolha da carreira de regência. Experiências de trabalho, ingresso na universidade, mudança de curso e aceitação/vivência no mestrado profissional. Neste, minha tese defende a ideia de utilização de linguagem mais focada em figuras mentais e sensitivas para auxiliar na compreensão de alunos de canto a executarem melhor seu cantar, entendendo como “melhor” sendo considerado cantar de forma mais rápida e confortável. O estudo não é novo e há referências bibliográficas que corroboram a utilização desta linguagem como substituta da conhecida linguagem de visualização e movimentação consciente dos órgãos do aparelho fonador. Através de observações em minha pesquisa-ação, é possível apresentar argumentos que possam ser base, não para substituição, mas coloca-las como complemento uma pela outra, a depender do objetivo de orientadores vocais (professores, regentes, diretores musicais e outros) e seus orientados. Em conclusão, os relatórios de Práticas Profissionais Orientadas corroboram o resultado da utilização das referidas técnicas em aulas individuais e em grupo.
Abstract: This work presents a memorial of my personal trajectory where I mention the main references that led me to the musical environment as a chosen profession, from childhood to the choice of conducting career. Work experiences, admission to university, change of course and acceptance/experience in the professional master's degree. In this, my thesis defends the idea of using language more focused on mental and sensitive figures to help singing students understand how to perform their singing better, understanding how “better” is considered to sing faster and more comfortably. The study is not new and there are bibliographical references that corroborate the use of this language as a substitute for the well-known visualization language and conscious movement of the organs of the vocal tract. Through observations in my action-research, it is possible to present arguments that may be the basis, not for substitution, but to place them as a complement for each other, depending on the objective of vocal advisors (teachers, conductors, musical directors and others) and your mentors. In conclusion, the Oriented Professional Practices reports corroborate the result of using these techniques in individual and group classes.
Palavras-chave: Linguagem Sensitiva
Imagens Mentais
Gatilhos Sensoriais
Técnicas de Canto
Sensações Físicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Tipo de Acesso: Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37247
Data do documento: 2-Dez-2022
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