Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37216
Tipo: Dissertação
Título: Dança (arte) – educação e cultura local: encruzilhadas artísticopedagógicas de um corpoterritório implicado
Autor(es): Fonsêca, Agnaldo Sousa
Primeiro Orientador: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee3: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança – PRODAN (UFBA) corresponde a uma compilação de três trabalhos resultantes dos estudos e pesquisa no período do curso. Estes se tecem a partir da linha de pesquisa 2: Processos pedagógicos, mediações e gestão educacional em dança, e a pesquisa em sua temática tratou das ações e atuações artísticopedagógicas de Agnaldo Fonsêca numa escola da rede municipal de educação pública de Salvador e em contextos de formação e criação em dança. Experiências as quais o implicaram enquanto uma pessoa pesquisadora preta, periférica, soteropolitana, artista da dança, pedagogo, arte-educador e mediador de danças afro-brasileiras. E o trabalho está organizado da seguinte forma; Cruzo 1: Memorial, onde a partir do título criado – “Memorial Gum: encruzilhadas de um corpoterritório implicado” – apresenta os capítulos nomeados por vocábulos afrorreferenciados e, inicia com uma breve apresentação sobre o conteúdo e marco teórico do memorial, em seguida as considerações iniciais, as argumentações dos conteúdos das principais produções textuais geradas e publicadas, as práticas artísticopedagógicas em dança experienciadas, as participações em eventos acadêmicos e socioculturais, as considerações finais e as referências bibliográficas; Cruzo 2: Artigo, uma produção textual de título – “Ogunhê! Encruzes da dança numa escola pública soteropolitana: uma insurgente experiência artística-educativa decolonial”, onde descreve e discute sobre a sistematização de uma experiência artística-educativa em dança insurgente e decolonial, realizada na Escola Municipal Dorival Caymmi, no ano de 2017, localizada em Itapuã, Salvador – BA; Cruzo 3: Caderno Didático Docente, um material didático de título – “Caderno Gum de Dança: proposições artísticopedagógicas decoloniais” para o ensino fundamental, e por sua perspectiva decolonial de ensino-aprendizagem se constitui a partir de encruzes do ser e do saber cultural, artístico, pedagógico e metodológico que dão sustentação as estratégias que possibilitam a configuração da estética de dança a ser desenvolvida, e nomeada de “Danças Gum”. E o trabalho finaliza com as considerações.
Abstract: This final paper of the Professional Post-graduation Program in Dance - PRODAN(UFBA)corresponds to a compilation of three studies and research during the course period. They are built from the research line 2: Pedagogical processes, mediations and educational management in dance, and the research topic was based on Agnaldo Fonsêca‟s actions and artistic-pedagogical performances in a municipal public school from Salvador in a training and creation context in dance. These experiments implicated him as a black, peripheral, Soteropolitan researcher, dance artist, pedagogue, art educator and mediator of Afro-Brazilian dances. The paper is organized as follows: Crossroad 1 – Memorial, that has the following title: “Gum Memorial: crossroads of an implicated body-territory” – the chapters are named with Afro-referenced terms and the memorial has a brief overview about its content and theoretical framework, followed by the opening remarks, the content arguments of the main generated and published textual productions, the artistic-pedagogical practices in dance, the participations in academic and sociocultural events, the final remarks and the bibliography. Crossroad 2 - Article, named: “Ogunhê! The Crossroads of dance in a public school from Salvador-Bahia: an insurgent decolonial artistic-educational experience”; it describes and discuss the systematization of the artistic-educational experience in dance, insurgent and decolonial, developed at Dorival Caymmi Municipal School in 2017, in Itapuã, Salvador – BA. Crossroad 3 - Didactic Textbook for Teachers, named: “Gum Textbook of Dance: decolonial artistic-pedagogical proposals”. It is intended for elementary education and because of its decolonial perspective of teaching-learning it is constituted from the crossroads of the self and the cultural, artistic, pedagogical and methodological knowledge which give support to strategies that will enable the configuration of dance aesthetics to be developed and named “Gum Dances ”. The paper concludes with the final remarks.
Palavras-chave: Dança
Arte-Educação
Cultura Local
Pedagogia Decolonial
Corpoterritório
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37216
Data do documento: 12-Jan-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRODAN AGNALDO VERSÃO FINAL.pdf16,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons