Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200
Tipo: Tese
Título: Composições grotescas: a cultura popular nas pinturas de Sante Scaldaferri
Autor(es): Silva, Bruno Evangelista da
Primeiro Orientador: Camara, Antonio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Camara, Antonio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cardel, Lidia Maria Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Ornellas, Maria de Lourdes
metadata.dc.contributor.referee4: Bispo, Bruno Vilas Boas
metadata.dc.contributor.referee5: Freire, Luiz Alberto
Resumo: O presente trabalho visa investigar as composições da cultura popular na pintura do expressionista baiano Sante Scaldaferri. Para tanto, a pesquisa se envereda nas pinturas mais emblemáticas deste artista, as quais apresentam uma leitura criativa das manifestações populares, dos seus personagens e objetos mais representativos, cuja narrativa pictórica é construída diante de uma conjuntura de ruptura institucional em 1964. Sante exprime uma estética grotesca de corte popular, posicionando as pinceladas em torno de experiências desprovidas de padrões socialmente estabelecidos, rebaixando para o plano material circunstâncias atribuídas ao plano celeste, de modo que experiências mágicas, fantásticas e extraordinárias irrompem no suporte como parte da realidade da cultura popular. A pesquisa se debruça por três fases da pintura de Sante Scaldaferri, compreendendo o período de 1964 a 1988, observando em que medida as expressões da cultura popular são acompanhadas por reações simbólicas acerca da ditadura militar brasileira. Cada fase carrega consigo traços característicos sob o protagonismo dos “ex-votos”, através do qual o conjunto das obras apresenta um movimento de transformação estética de um material que na sua constituição evoca a realização de um milagre. A transmutação de um material votivo “in natura” para a humanização das suas formas possui conexões com a realidade política e social do Brasil durante o regime militar.
Abstract: The research aims to investigate the popular cultural compositions in the paintings of the Bahian expressionist Sante Scaldaferri. In order to do so, the research focuses on this artist’s most emblematic paintings, which present a creative reading of popular manifestations, his most representative characters and objects, whose pictorial narrative is built in the face of a situation of institutional rupture in 1964. Sante expresses a grotesque aesthetic of popular court, placing the brush strokes around experiences devoid of socially established standards, lowering circumstances attributed to the celestial plane to the material plane, in a way that magical, fantastic and extraordinary experiences burst out as part of the reality of the popular culture. The research focuses on three phases of Sante Scaldaferri’s paintings, covering the period from 1964 to 1988, noticing the extent to which expressions of popular culture are accompanied by simbolic reactions about Brazilian military dictatorship. Each phase carries in itself characteristic traits under the protagonism of the “ex-votos”, through which the set of works presents a movement of aesthetic transformation of a material that in its own constitution evokes the fulfillment of a miracle. The transmutation of an “in natura” votive material for the humanization of its forms has connection with Brazil’s social and political reality during the military regime.
Palavras-chave: Sante Scaldaferri
Sociologia da pintura
Cultura popular
Grotesco
Arte e Ditadura Militar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200
Data do documento: 2-Jun-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Bruno Evangelista.pdf9,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons