Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSilva, Bruno Evangelista da-
dc.date.accessioned2023-06-13T14:54:02Z-
dc.date.available2023-06-13T14:54:02Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37200-
dc.description.abstractThe research aims to investigate the popular cultural compositions in the paintings of the Bahian expressionist Sante Scaldaferri. In order to do so, the research focuses on this artist’s most emblematic paintings, which present a creative reading of popular manifestations, his most representative characters and objects, whose pictorial narrative is built in the face of a situation of institutional rupture in 1964. Sante expresses a grotesque aesthetic of popular court, placing the brush strokes around experiences devoid of socially established standards, lowering circumstances attributed to the celestial plane to the material plane, in a way that magical, fantastic and extraordinary experiences burst out as part of the reality of the popular culture. The research focuses on three phases of Sante Scaldaferri’s paintings, covering the period from 1964 to 1988, noticing the extent to which expressions of popular culture are accompanied by simbolic reactions about Brazilian military dictatorship. Each phase carries in itself characteristic traits under the protagonism of the “ex-votos”, through which the set of works presents a movement of aesthetic transformation of a material that in its own constitution evokes the fulfillment of a miracle. The transmutation of an “in natura” votive material for the humanization of its forms has connection with Brazil’s social and political reality during the military regime.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSante Scaldaferript_BR
dc.subjectSociologia da pinturapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectArte e Ditadura Militarpt_BR
dc.subject.otherSante Scaldaferript_BR
dc.subject.otherSociology of Paintingpt_BR
dc.subject.otherPopular Culturept_BR
dc.subject.otherGrotesquept_BR
dc.subject.otherArt and Military Dictatorspt_BR
dc.subject.otherHippt_BR
dc.titleComposições grotescas: a cultura popular nas pinturas de Sante Scaldaferript_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.contributor.advisor1Camara, Antonio da Silva-
dc.contributor.referee1Camara, Antonio da Silva-
dc.contributor.referee2Cardel, Lidia Maria Soares-
dc.contributor.referee3Ornellas, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee4Bispo, Bruno Vilas Boas-
dc.contributor.referee5Freire, Luiz Alberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0634510713463937pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa investigar as composições da cultura popular na pintura do expressionista baiano Sante Scaldaferri. Para tanto, a pesquisa se envereda nas pinturas mais emblemáticas deste artista, as quais apresentam uma leitura criativa das manifestações populares, dos seus personagens e objetos mais representativos, cuja narrativa pictórica é construída diante de uma conjuntura de ruptura institucional em 1964. Sante exprime uma estética grotesca de corte popular, posicionando as pinceladas em torno de experiências desprovidas de padrões socialmente estabelecidos, rebaixando para o plano material circunstâncias atribuídas ao plano celeste, de modo que experiências mágicas, fantásticas e extraordinárias irrompem no suporte como parte da realidade da cultura popular. A pesquisa se debruça por três fases da pintura de Sante Scaldaferri, compreendendo o período de 1964 a 1988, observando em que medida as expressões da cultura popular são acompanhadas por reações simbólicas acerca da ditadura militar brasileira. Cada fase carrega consigo traços característicos sob o protagonismo dos “ex-votos”, através do qual o conjunto das obras apresenta um movimento de transformação estética de um material que na sua constituição evoca a realização de um milagre. A transmutação de um material votivo “in natura” para a humanização das suas formas possui conexões com a realidade política e social do Brasil durante o regime militar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece en las colecciones: Tese (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Bruno Evangelista.pdf9,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons