Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37194
Tipo: Tese
Título: MULHERES LENDO MULHERES: construção e contestação de identidades de gênero no contexto do clube de leitura Leia Mulheres – Salvador
Autor(es): Sousa, Milena Farias de
Primeiro Orientador: Zoghbi, Denise Maria Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Zoghbi, Denise Maria Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Marcia Paraquett
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Nancy Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Matos, Naylane Araújo
metadata.dc.contributor.referee5: Vieira, Viviane Cristina
Resumo: A pesquisa aqui apresentada resulta das experiências vividas por mim e por outras mulheres no contexto do clube leitura Leia Mulheres-Salvador, cujo propósito consiste na leitura e no debate de obras escritas por mulheres, no intervalo temporal compreendido entre abril de 2017 e setembro de 2022. Ao longo desse período, como integrante e pesquisadora, busquei investigar como as moderadoras do grupo avaliam as repercussões das leituras, reflexões e debates nos seus processos de representação e identificação. Para tanto, inicialmente, contextualizo o surgimento do Leia Mulheres no Brasil e discorro acerca das minhas motivações pessoais e sociais para a escolha do grupo em Salvador como contexto de pesquisa, partindo de reflexões sobre minha própria trajetória e de momentos impactantes vividos durante os debates. Em seguida, me proponho a discutir e desenhar a metodologia da pesquisa, apresentando os procedimentos metodológicos empregados, com o respaldo da Antropologia a partir do conceito de observação participante, tal como proposto por Ingold (2015; 2019), defendendo uma postura participativa e abertamente interpretativa-crítica na realização da pesquisa. Os conceitos de discurso, mudança social e prática discursiva, articulados pela Análise de Discurso Crítica empreendida por Fairclough (2016), se revelaram um consistente ponto de partida teórico. A partir dele, tecemos diálogos com a Linguística Aplicada Crítica (KLEIMAN, 2013) e destacamos a relevância do grupo ao suscitar problematizações em torno da produção, distribuição e consumo da literatura escrita por mulheres no Brasil, considerando o olhar de Dalcastagnè (2012) sobre esses aspectos, bem como os conceitos de lugar de fala e representação (RIBEIRO, 2017). As moderadoras, escolhidas como sujeitas dessa pesquisa, são apresentadas em forma de crônicas elaboradas a partir das respostas dadas aos questionários, entrelaçadas a reflexões sobre identidade, identificação e performances de gênero, com destaque para as ideias de Hall (2014), Butler (2003, 2019). Os relatos fornecidos pelas moderadoras foram organizados e agrupados no texto a partir da percepção e sistematização de temas comuns e recorrentes, perpassando suas experiências pessoais junto ao grupo e suas impressões com relação a obras, autoras, personagens, bem como sobre o propósito e o caráter assumido pelo grupo em Salvador. Foram, então, articulados com reflexões teóricas pertinentes para a análise dos eventos discursivos em questão, com ênfase no diálogo com diversas autoras que pensam as questões identificadas a partir de perspectivas feministas. Por fim, recupero as proposições centrais desenvolvidas ao longo da tese, projetando alternativas possíveis no que se refere à produção, distribuição e consumo de obras escritas por mulheres, avaliando os possíveis impactos sociais da leitura dessas obras e discutindo as contribuições sociais da pesquisa realizada. Entre os resultados, destacam-se: a relevância do grupo na relação de cada moderadora com a leitura, que passa a assumir um caráter coletivo e crítico, bem como as impressões distintas entre as moderadoras acerca do propósito do grupo, apesar da sua aparente homogeneidade. A escrita desta tese contribui, assim, para esboçar um perfil do Leia Mulheres-Salvador em sua identidade, diversidade, divergências e contradições.
Abstract: The research presented here results from the experiences lived by myself and by other women in the context of the Leia Mulheres-Salvador reading club, whose purpose is to read and debate works written by women, in the time interval between April 2017 and September 2022. Throughout this period, as a member and researcher, I sought to investigate how the moderators of the group assess the repercussions of readings, reflections and debates on their processes of representation and identification. To do so, initially, I contextualize the emergence of Leia Mulheres in Brazil and discuss my personal and social motivations for choosing the group in Salvador as a research context, starting from reflections on my own trajectory and cathartic moments experienced during the debates. Then, I propose to discuss and design the research methodology, presenting the methodological procedures used, with the support of Anthropology from the concept of participant observation, as proposed by Ingold (2015; 2019), advocating a participatory and openly interpretive- critical posture in carrying out the research. The concepts of discourse, social change and discursive practice, articulated by the Critical Discourse Analysis undertaken by Fairclough (2016), proved to be a consistent theoretical starting point. From it, we weave dialogues with Critical Applied Linguistics (KLEIMAN, 2013) and we highlight the relevance of the group in raising questions about the production, distribution and consumption of literature written by women in Brazil, considering Dalcastagnè's (2012) look at these aspects, as well as the concepts of place of speech and representation (RIBEIRO, 2017). The moderators, chosen as subjects of this research, are presented in the form of chronicles elaborated from the answers given to the questionnaires, intertwined with reflections on identity, identification and gender performances, with emphasis on the ideas of Hall (2014), Butler (2003, 2019). The reports provided by the moderators were organized and grouped in the text based on the perception and systematization of common and recurring themes, passing through their personal experiences with the group and their impressions in relation to works, authors, characters, as well as the purpose and character assumed by the group in Salvador. They were then articulated with relevant theoretical reflections for the analysis of the discursive practices in question, with emphasis on dialogue with several authors who think about the identified issues from feminist perspectives. Finally, I recover the central propositions developed throughout the thesis, projecting possible alternatives regarding the production, distribution and consumption of works written by women, evaluating the possible social impacts of reading these works and discussing the social contributions of the research carried out. Among the results, the following stand out: the relevance of the group in the relationship of each moderator with reading, which starts to assume a collective and critical character, as well as the different impressions among the moderators about the purpose of the group, despite its apparent homogeneity. The writing of this thesis thus contributes to outline a profile of Leia Mulheres-Salvador in its identity, diversity, divergences and contradictions.
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Análise de Discurso Crítica
Clube de Leitura
Identidades
Representação
Gênero
Feminismos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37194
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO CAPA DURA - MULHERES LENDO MULHERES - MILENA FARIAS.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.