Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvério, Carla Menezes-
dc.date.accessioned2023-06-07T15:04:38Z-
dc.date.available2023-06-07T15:04:38Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37182-
dc.description.abstractOur research was carried out to learn more about the Bachelor of Gender and Diversity Studies (BEGD) course offered by the Federal University of Bahia (UFBA). We set out to answer the following question: “What are the main challenges and perspectives of the bachelor’s degree in Gender and Diversity Studies from the perspective of students?”. Our general objective was to obtain a survey regarding the course, having an analysis and critical view of the active students to understand a little more about the proposal of this new profession and its applicability both academically and in the job market.The research used the methodology of content analysis with semi-structured interview. Our results were divided into exploratory material 1, exploratory material 2 and exploratory material 3, being coded and categorized for better structuring and analysis. We carried out a survey of the socioeconomic profile of the students and through interviews we described the motivations and perspectives regarding the course. The students pointed out 5 challenges of this career, namely, the job market, academic management, student profile, dissemination/communication and infrastructure. What we intend, through this research, is to provoke this reflection among teachers and students and, perhaps, contribute in some way to the improvement of the Bachelor's Degree.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectDesafios do BEGDpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectPerfil dos discentespt_BR
dc.subject.otherBEGD challengespt_BR
dc.subject.otherStudent profilept_BR
dc.titleUM ESTUDO SOBRE O BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA UFBA: DESAFIOS E MERCADO DE TRABALHOpt_BR
dc.title.alternativeA STUDY ON THE BACHELOR'S DEGREE IN GENDER STUDIES AND DIVERSITY AT UFBA: CHALLENGES AND THE LABOR MARKETpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Verás, Renata-
dc.contributor.referee1Barros, Augusto Moretti de-
dc.contributor.referee2Santos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.referee3Cabral, Thiago Manhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779635643774834pt_BR
dc.description.resumoNossa pesquisa foi realizada com o intuito de conhecer mais a respeito do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nos propusemos a responder a seguinte questão: “Quais os principais desafios e perspectivas do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade a partir do olhar dos discentes?”. Nosso objetivo geral foi obter um levantamento referente ao curso, tendo uma análise e visão crítica dos discentes ativos para compreender um pouco mais da proposta dessa nova profissão e sua aplicabilidade tanto acadêmica como no mercado de trabalho. A pesquisa utilizou a metodologia de análise de conteúdo com entrevista semiestruturada. Nossos resultados foram divididos em material exploratório 1, material exploratório 2 e material exploratório 3, sendo codificados e categorizados para sua melhor estruturação e análise. Realizamos um levantamento do perfil socioeconômico dos estudantes e através de entrevistas descrevemos as motivações e perspectivas com relação ao curso. Os estudantes apontaram 5 desafios dessa carreira, sendo eles, mercado de trabalho, gestão acadêmica, perfil dos estudantes, divulgação/comunicação e infraestrutura. O que temos como pretensão, através desta pesquisa, é provocar essa reflexão entre docentes e discentes e, quiçá, contribuir de alguma forma, para o aprimoramento do Bacharelado.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_final_1.pdfDissertação1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons