Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37160
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aprendendo com a experiência: princípios arteducativos para o ensino da dança entre carlos moraes e o projeto axé
metadata.dc.creator: Santana, Raimundo Simões de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda as influências do Maître de Ballet Carlos Moraes na construção princípios arteducativos que fazem parte de meu trabalho como educador em Dança na cidade de Salvador. A partir da convivência com Moraes, da minha trajetória e estudos busco e sistematizar princípios pedagógicos que integram as técnicas do Ballet Clássico e as da Capoeira, como forma de contribuir para a criação de uma metodologia multidisciplinar para ser aplicada no Programa Educacional do Projeto Axé. Aos princípios arteducativos para o ensino da Dança, inspirados em falas e na convivência com Carlos Moraes, foram agregadas as discussões sobre ensino, decolonialidade, afroperspectivismo dentro do contexto de arteducação do Projeto AXÉ.
Abstract: This research addresses the influences of Maître de Ballet Carlos Moraes in the construction of art-educational principles that are part of my work as an educator in Dance in the city of Salvador. Considering my acquaintance with Moraes and my trajectory and studies, I seek and systematize pedagogical principles that integrate the techniques of Classical Ballet and Capoeira to contribute to the creation of an inter and or multidisciplinary methodology to be applied in the Educational Program of the Axé Project. In addition, to the art-educational principles for the teaching of Dance, inspired by speeches and by the coexistence with Carlos Moraes, discussions on teaching, decoloniality, afro-perspectivism within the context of art-education of the AXÉ Project were added.
Keywords: Arte - educação em Dança
Carlos Moraes
Ensino de dança
Projeto Axé
Arte-educação
Dança
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37160
Issue Date: 10-Nov-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dossie_raimundo_final_revisado_considercoes_banca_20_12.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons