Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37114
Tipo: Tese
Título: Mercado Rio Vermelho (Ceasinha): um processo de perda de identidade e gourmetização de um mercado público na Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Mercado Rio Vermelho (Ceasinha): a process of loss of identity and gourmetization of a public market in Bahia, Brazil.
Autor(es): Lima, Joseni França Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, Gustavo Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Gustavo Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fernando José Reis de
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Lilian Lessa
metadata.dc.contributor.referee4: Couto, Vitor de Athayde
metadata.dc.contributor.referee5: Santos Júnior, Anibal de Freitas
Resumo: A feira e o mercado público tradicionalmente são reconhecidos como locais onde se vendem e compram alimentos, caracterizados como espaços de intensa circulação de pessoas e mercadorias. A questão dos mercados públicos remete a aspectos socioculturais, econômicos, geográficos e históricos, pois são locais onde as pessoas se encontram e socializam-se. Compreender o processo de mudança e o impacto dessa transformação envolve conhecer a história do mercado, os comerciantes, a clientela, suas relações com o mercado e a comunicação do mercado com seu público. A pesquisa teve, como objetivo geral, compreender os efeitos da mudança na estrutura física do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) após sua renovação e reconstrução a partir da percepção de clientes e comerciantes. A mudança do mercado para outro modelo aparentemente produziu alguns efeitos diferentes daqueles esperados. Nesse sentido, surge a questão: como preservar a identidade de espaços públicos que sofrem intervenções estruturais? Uma das hipóteses é que as mudanças físicas e estruturais provocaram alteração dos significados nas relações entre os próprios comerciantes e no processo de comercialização com seus clientes. Além do arcabouço teórico, as bases epistemológicas estão estabelecidas em Jürgen Habermas, com a evolução histórica do Espaço Público e Edgar Morin, na perspectiva da complexidade. O cenário contemporâneo do Capitalismo e Globalização está baseado em Milton Santos e da sociedade de consumo, por Jean Baudrillard. Quanto à abordagem metodológica, esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa com análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas. Além da observação participante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com os permissionários dos boxes e clientes habituais. Essa investigação está aprovada pelo comitê de ética. Resultados indicam segregação social entre os permissionários antigos e novos, entre o mercado e o público do entorno. Observou-se melhoria da segurança patrimonial e dos aspectos higiênicos e sanitários do mercado. Existe um processo de luta por parte dos permissionários antigos pela preservação da identidade do mercado popular. Evidenciou-se fidelização da clientela antiga, contudo há queixa dos comerciantes de perda parcial dessa clientela durante o processo de reforma, sem aumento almejado da demanda. A nova construção comunica mudanças econômicas e promove um processo de elitização do espaço público. Os novos serviços e produtos atendem uma clientela de maior renda familiar. O público de menor poder aquisitivo não se sente confortável no novo ambiente. O trabalho traz a contribuição da análise do mercado público na perspectiva sociocultural que deve ser respeitada nas intervenções estruturais em espaços púbicos urbanos.
Abstract: The fair and the public market are traditionally recognized as places where food is sold and bought, characterized as spaces of intense circulation of people and goods. The issue of public markets refers to sociocultural, economic, geographic and historical aspects, as they are places where people meet and socialize. Understanding the process of change and the impact of this transformation involves knowing the history of the market, the traders, the clientele, their relationships with the market and the communication of the market with its audience. The research had, as general objective, to understand the effects of the change in the physical structure of the Rio Vermelho Market (Ceasinha) after its renovation and reconstruction from the perception of customers and merchants. The market shift to another model apparently produced some effects different from those expected. In this sense, the question arises: how to preserve the identity of public spaces that undergo structural interventions? One of the hypotheses is that the physical and structural changes caused a change in the meanings in the relationships between the merchants themselves and in the commercialization process with their customers. In addition to the theoretical framework, the epistemological bases are established in Jürgen Habermas, with the historical evolution of the Public Space and Edgar Morin, in the perspective of complexity. The contemporary scenario of Capitalism and Globalization is based on Milton Santos and the consumer society, by Jean Baudrillard. As for the methodological approach, this is a quantitative and qualitative research with content analysis of the answers to open questions. In addition to participant observation, questionnaires were applied and interviews were carried out with the permission holders of the boxes and regular customers. This investigation is approved by the ethics committee. Results indicate social segregation between old and new permit holders, between the market and the surrounding public. Improvements in property security and in the hygienic and sanitary aspects of the market were observed. There is a process of struggle on the part of the old permissionaires for the preservation of the identity of the popular market. There was evidence of loyalty of the old clientele, however there are complaints from traders of partial loss of this clientele during the reform process, without a desired increase in demand. The new construction communicates economic changes and promotes a process of elitization of public space. The new services and products cater to a clientele with higher family incomes. The public with lower purchasing power does not feel comfortable in the new environment. The work brings the contribution of the analysis of the public market in the sociocultural perspective that must be respected in the structural interventions in urban public spaces.
Palavras-chave: Feiras – Aspectos sociais
Mercados – Aspectos sociais
Identidade
Complexidade
Alimentos – Comércio
Espaços públicos – Remodelação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
Citação: LIMA, Joseni França Oliveira. Mercado Rio Vermelho (Ceasinha): Um processo de perda de identidade e gourmetização de um mercado público na Bahia, Brasil. 169 f. il. 2022. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) — Programa de Pós-Graduação Multi- Institucional em Difusão do Conhecimento. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37114
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado _final_repositorio.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons