Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37100
metadata.dc.type: Dissertação
Título : “Rugir é meu desejo de gritar”. Culturas afro-latino-americanas na formação de professoras e professores de língua espanhola no curso de graduação da UFBA
Otros títulos : Roar is my desire of streaming. Afro-latin-american cultures in a formation of teachers of spanish languages in a UFBa postgraduate course
metadata.dc.creator: Santos, Camila Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Marcia Paraquett
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Liz Sandra Souza e
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Marcia Paraquett
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal a reflexão crítica sobre os mecanismos que excluem/apagam culturas e consequentemente identidades afro-latinas do espaço de debate e reflexão do processo de formação de professoras e professores de língua espanhola na Universidade Federal da Bahia, espaço de experiências, observações e discussões, que se apresenta como um território diaspórico e de epistemologias outras, que partem de caminhos que não o do Norte. Assim como refletir o papel político de professoras e professores formadores de docentes de línguas. Para alcançar estes objetivos, a pesquisa foi construída a partir de arcabouço teórico, tais como: a Linguística Aplicada e o ensino/aprendizagem de língua estrangeira/espanhol; o racismo na presença/ausência de autores e autoras negras na formação de professoras e professores em língua espanhola e a Interculturalidade no processo dessa formação. Proponho esta reflexão crítica a fim de demonstrar a relevância e a necessidade de pôr em prática uma ideia de culturas/línguas para além da hegemonia colonizadora e da rota silenciadora de aprendizagem, imposta pela comunidade europeia. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa e interpretativista e foram utilizados os seguintes métodos e instrumentos: leitura e análise de programas de disciplinas de literaturas e letramentos do curso de licenciatura em língua espanhola.Para fundamentar as discussões, me apoiei nos seguintes referenciais teóricos: Almeida (2019); Paraquett (2009); Machado (2006); Souza (2017); Munanga (2019); Santos (2009, 2001), entre outros, que foram selecionados, propositalmente, por fugirem de referenciais nortistas, que de alguma maneira desumanizam nossas identidades. Os resultados mostraram que o currículo analisado ainda se apresenta muito frágil nas discussões afro-latino-americanas, ainda que estas se façam fundamentais, seja na formação de professoras e professores ou em quaisquer que sejam os espaços de ensino/aprendizagem, porque se constitui em questão legal e essencial às identidades de brasileiras e brasileiros.
Resumen : This study, within the field of Applied Linguistics (AL), has as its main objective the critical reflection on the mechanisms that exclude/delete Afro-Latin cultures and consequently Afro-Latin identities from the space of debate and reflection in the training process of Spanish language teachers at the Federal University of Bahia, a space of experiences, observations and discussions, which presents itself as a diasporic territory and of other epistemologies, which start from ways other than the North. As well as to reflect on the political role of teachers and teacher educators of language teachers. To achieve these objectives, the research was built on theoretical frameworks such as: Applied Linguistics and the teaching/learning of foreign languages/Spanish; racism in the presence/absence of black authors in the training of teachers of the Spanish language, and Interculturalism in the process of this training. I propose this critical reflection in order to demonstrate the relevance and the need to put into practice an idea of cultures/languages beyond the colonizing hegemony and the silencing route of learning, imposed by the European community. The study was carried out from the qualitative and interpretativist approach and the following methods and instruments were used: reading and analyzing the syllabus of literatures and literacies subjects of the undergraduate course in Spanish language. To ground the discussions, I relied on the following theoretical references: Almeida (2019); Paraquett (2009); Machado (2006); Souza (2017); Munanga (2019); Santos (2009, 2001), among others, which were selected, on purpose, for escaping from Northern references, which somehow dehumanize our identities. The results showed that the analyzed curriculum is still very fragile in the Afro-Latin American discussions, even though these discussions are fundamental, whether in the formation of teachers or in any teaching/learning spaces, because it constitutes a legal and essential issue to the identities of Brazilians.
Palabras clave : Currículo
Formação de professores de espanhol
Interculturalidade
Culturas afro-latino-americanas
Racismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37100
Fecha de publicación : 30-mar-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação (Camila Barros) (PPGLINC).pdfDissertação de mestrado Camila Barros Santos2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons