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Tipo: Tese
Título: Gerações brasileiras: uma proposta de classificação e identificação dos valores pessoais e no trabalho
Autor(es): Milhome, Jaqueline Cavalcante
Primeiro Orientador: Rowe, Diva Ester Okazaki
metadata.dc.contributor.referee1: Rowe, Diva Ester Okazaki
metadata.dc.contributor.referee2: Helal, Diogo Henrique
metadata.dc.contributor.referee3: Porto, Juliana Barreiros
metadata.dc.contributor.referee4: Paiva, Kely Cesar Martins de
metadata.dc.contributor.referee5: Dos-Santos, Marcos Gilberto
Resumo: A vida em sociedade é protagonizada por indivíduos os quais vivem relações pessoais e de trabalho que se interconectam e coexistem na vida do indivíduo a partir de diferentes experiências formativas. Vivenciadas em períodos específicos da vida do indivíduo, essas experiências resultam em valores, comportamentos, preferências e perspectivas de mundo comuns a indivíduos que compartilharam experiências similares. Assim se formam gerações. Essas experiências advêm de momentos marcantes específicos à um contexto sócio-histórico e à cultura de cada sociedade, sendo, assim, inadequado impor a configuração geracional de uma sociedade a outra. Motivado por essa inadequação, não identificando classificação de gerações desenvolvida e validada para o contexto brasileiro e somado à importância da compreensão dos Valores pessoais e Valores no Trabalho em uma nova classificação de gerações, esta tese tem por objetivo geral: “Analisar as diferenças de Valores Pessoais e Valores no Trabalho entre as diferentes gerações brasileiras, a partir de uma nova proposta de classificação de gerações para o Brasil”. Para tanto, foram desenvolvidos quatro estudos, que originaram os quatro artigos desta tese. O primeiro estudo fez uma análise comparativa de estudos publicados em português e em inglês, entre 2010 e 2021, sobre Valores no Trabalho nas Gerações. Nestes, a geração mais velha mostra-se mais ligada às regras, valorizando o status e a ascensão profissional e com dificuldades de se adaptar à tecnologia e à celeridade das informações, enquanto as gerações mais novas evidenciam menos paciência com mais velhos e detestam reuniões longas. O segundo estudo propôs uma classificação de gerações embasada nas especificidades socioculturais brasileiras. A partir de levantamento histórico e análise de 452 respostas, chegou-se a 7 gerações: Nacionalista (1910 a 1929); Pré-ditadura (1930 a 1943); Reprimida (1944 a 1958); Diretas (1959 a 1968); Hiperinflação (1969 a 1978); Social (1979 a 1991); Geração 4.0 (1992 a 2005). O terceiro estudo investigou diferenças nos Valores Pessoais entre as gerações brasileiras. A amostra com 864 respondentes evidencia diferenças de Valores Pessoais entre as gerações, com destaque para a Geração Social, que permeia todas as diferenças evidenciadas nesta pesquisa. O quarto estudo investigou diferenças entre os Valores no Trabalho em diferentes gerações. Partindo de uma amostra com 490 casos válidos, evidenciou-se diferenças entre as gerações Diretas, Hiperinflação e Social, com destaque para a Geração Social. Compreende-se que os achados advindos de cada um dos artigos da tese contribuem para a literatura e para a sociedade, ao apresentar características coerentes com a realidade brasileira e, por consequência, possibilitar aos diversos setores da sociedade o desenvolvimento de experiências sociais, meios de trabalho e socialização, comunicação, tratamentos e direcionamentos mais assertivos para os diversos setores da sociedade e áreas da vida do indivíduo.
Abstract: Life in society is led by individuals who live personal and work relationships that are interconnected and coexist in the individual's life from different formative experiences. Experienced at specific periods in an individual's life, these experiences result in values, behaviors, preferences, and worldviews that are common to individuals who have shared similar experiences. This is how generations are formed. These experiences come from defining moments specific to a social and historical context and to the culture of each society, and thus it is inappropriate to impose the generational configuration of one society on another. Motivated by this inadequacy, not identifying a classification of generations developed and validated for the Brazilian context and added to the importance of understanding Personal Values and Values at Work in a new assification of generations, this thesis has as a general objective: "To analyze the ifferences in Personal Values and Values at Work among the different Brazilian enerations, from a new proposal of classification of generations for Brazil". Therefore, four studies were developed, which originated the four articles of this thesis. The first study made a comparative analysis of studies published in Portuguese and English, between 2010 and 2021, about Work Values in Generations. In these, the older generation is more attached to the rules, valuing status and professional ascension and with difficulties in adapting to technology and the celerity of information, while the younger generations show less patience with elders and hate long meetings. The second study proposed a classification of generations based on the Brazilian sociocultural specificities. Based on a historical survey and analysis of 452 answers, 7 generations were identified: Nationalist (1910 to 1929); Pre-dictatorship (1930 to 1943); Repressed (1944 to 1958); Direct (1959 to 1968); Hyperinflation (1969 to 1978); Social (1979 to 1991); Generation 4.0 (1992 to 2005). The third study investigated differences in Personal Values among Brazilian generations. The sample with 864 respondents shows differences in Personal Values among the generations, with emphasis on the Social Generation, which rmeates all the differences evidenced in this research. The fourth study investigated differences between Work Values in different generations. Based on a sample with 490 valid cases, differences were found among the Direct, Hyperinflation, and Social Generations, with emphasis on the Social Generation. According to the results of each of the thesis articles, it was verified that they contribute to the literature and to society by presenting characteristics that are coherent with the Brazilian reality and, consequently, allow the various sectors of society to develop more assertive social experiences, means of work and socialization, communication, treatments, and orientations for the various sectors of society and areas of the individual's life.
Palavras-chave: Gerações brasileiras
Valores no trabalho
Valores pessoais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37082
Data do documento: 31-Ago-2022
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