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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Viabilidade de parceria público-privada para a gestão da infraestrutura de armazenagem de mercadorias apreendidas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil
Otros títulos : Feasibility of a public-private partnership for the seized goods storage infrastructure of the Special Secretariat of the Federal Revenue of Brazil
metadata.dc.creator: Pascoal, Clayton Manoel
metadata.dc.contributor.advisor1: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.referee1: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Sandro
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Caio Cesar de Medeiros
metadata.dc.description.resumo: A ampliação do outsourcing nas operações logísticas e o advento das Parcerias Público-Privada pode subsidiar um novo modelo de administração dos Depósitos de Mercadorias Apreendidas, onde a concessão da infraestrutura de armazenamento pode ser uma opção no escopo de otimização dos recursos patrimoniais e de especialização das atividades. Por meio de uma metodologia qualitativa, baseada na análise descritiva e exploratória, o estudo contextualiza as políticas de armazenagem de mercadorias apreendidas na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e explora os conceitos relacionados à integração das operações logísticas e às Parceria Público-Privada para uma análise da viabilidade da ampliação da participação privada na gestão dos Depósitos de Mercadorias Apreendidas (DMA) da RFB. Como resultado, demonstra que a concessão pode ser mais viável para os recintos que atualmente já adotam o modelo terceirizado ou que estão classificados pela RFB como aptos para a adoção de tal modelo. Arranjos logísticos que integrem outras operações da cadeia de gestão de mercadorias, como o transporte e a destinação de resíduos, podem aumentar a atratividade para as empresas privadas e consequentemente ampliar a viabilidade da concessão dos recintos armazenadores da RFB, principalmente em lugares distantes dos grandes centros comerciais, como as regiões fronteiriças. Outra possibilidade apontada pelo presente estudo seria a criação de armazéns regionais ou inter-regionais especializados pelo tipo de mercadoria, diminuindo as dificuldades de destinação e ampliando a capacidade pela especialização. A concessão dos pequenos armazéns com baixo fluxo de mercadorias demonstra ser inviável, sendo que estes podem assumir um papel local de depósito prévio vinculados a um DMA regional ou inter-regional.
Resumen : The expansion of outsourcing in logistics operations and the rise of Public-Private Partnerships may subsidize a new management model for Seized Goods Warehouses, where the storage infrastructure concession may be an alternative in the scope of asset resource optimization and activity specialization. Through a qualitative methodology, based on a descriptive and exploratory analysis, the study contextualizes the policies for the storage of seized goods at the Secretariat of Federal Revenue of Brazil (RFB) and explores the concepts related to logistics operations integration and Public-Private Partnerships for a feasibility analysis of the expansion of private participation in the management of the RFB's Deposits of Seized Goods (DMA). As a result, it shows that the concession may be more feasible for warehouses that already adopt the outsourced model or that are classified by the RFB as suitable to adopt such a model. Logistics arrangements that include other operations in the goods management chain, such as transport and waste disposal, may increase private companies' attractiveness and consequently improve the viability of the concession of the RFB's warehouses, especially in places far from large commercial centers, such as border regions. The creation of regional or inter-regional specialized warehouses according to goods category would be another possibility, reducing the destination difficulties and increasing capacity through specialization. The small warehouse concession with low goods flow proves to be unviable, whereby they can provide a local pre-storage role linked to a regional or inter-regional DMA.
Palabras clave : Armazenagem
Logística
Terceirização
Parcerias público-privadas
Mercadorias apreendidas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37061
Fecha de publicación : 15-feb-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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