Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPascoal, Clayton Manoel-
dc.date.accessioned2023-05-25T19:19:44Z-
dc.date.available2023-05-25T19:19:44Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37061-
dc.description.abstractThe expansion of outsourcing in logistics operations and the rise of Public-Private Partnerships may subsidize a new management model for Seized Goods Warehouses, where the storage infrastructure concession may be an alternative in the scope of asset resource optimization and activity specialization. Through a qualitative methodology, based on a descriptive and exploratory analysis, the study contextualizes the policies for the storage of seized goods at the Secretariat of Federal Revenue of Brazil (RFB) and explores the concepts related to logistics operations integration and Public-Private Partnerships for a feasibility analysis of the expansion of private participation in the management of the RFB's Deposits of Seized Goods (DMA). As a result, it shows that the concession may be more feasible for warehouses that already adopt the outsourced model or that are classified by the RFB as suitable to adopt such a model. Logistics arrangements that include other operations in the goods management chain, such as transport and waste disposal, may increase private companies' attractiveness and consequently improve the viability of the concession of the RFB's warehouses, especially in places far from large commercial centers, such as border regions. The creation of regional or inter-regional specialized warehouses according to goods category would be another possibility, reducing the destination difficulties and increasing capacity through specialization. The small warehouse concession with low goods flow proves to be unviable, whereby they can provide a local pre-storage role linked to a regional or inter-regional DMA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArmazenagempt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectParcerias público-privadaspt_BR
dc.subjectMercadorias apreendidaspt_BR
dc.subject.otherWarehousingpt_BR
dc.subject.otherLogisticspt_BR
dc.subject.otherOutsourcingpt_BR
dc.subject.otherPublic-private partnershipspt_BR
dc.subject.otherSeized goodspt_BR
dc.titleViabilidade de parceria público-privada para a gestão da infraestrutura de armazenagem de mercadorias apreendidas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFeasibility of a public-private partnership for the seized goods storage infrastructure of the Special Secretariat of the Federal Revenue of Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Hastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513pt_BR
dc.contributor.referee1Hastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Sandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7713027891641002pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Caio Cesar de Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7713027891641002pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5156170275590001pt_BR
dc.description.resumoA ampliação do outsourcing nas operações logísticas e o advento das Parcerias Público-Privada pode subsidiar um novo modelo de administração dos Depósitos de Mercadorias Apreendidas, onde a concessão da infraestrutura de armazenamento pode ser uma opção no escopo de otimização dos recursos patrimoniais e de especialização das atividades. Por meio de uma metodologia qualitativa, baseada na análise descritiva e exploratória, o estudo contextualiza as políticas de armazenagem de mercadorias apreendidas na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e explora os conceitos relacionados à integração das operações logísticas e às Parceria Público-Privada para uma análise da viabilidade da ampliação da participação privada na gestão dos Depósitos de Mercadorias Apreendidas (DMA) da RFB. Como resultado, demonstra que a concessão pode ser mais viável para os recintos que atualmente já adotam o modelo terceirizado ou que estão classificados pela RFB como aptos para a adoção de tal modelo. Arranjos logísticos que integrem outras operações da cadeia de gestão de mercadorias, como o transporte e a destinação de resíduos, podem aumentar a atratividade para as empresas privadas e consequentemente ampliar a viabilidade da concessão dos recintos armazenadores da RFB, principalmente em lugares distantes dos grandes centros comerciais, como as regiões fronteiriças. Outra possibilidade apontada pelo presente estudo seria a criação de armazéns regionais ou inter-regionais especializados pelo tipo de mercadoria, diminuindo as dificuldades de destinação e ampliando a capacidade pela especialização. A concessão dos pequenos armazéns com baixo fluxo de mercadorias demonstra ser inviável, sendo que estes podem assumir um papel local de depósito prévio vinculados a um DMA regional ou inter-regional.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons