Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37035
Tipo: Tese
Título: Aprendizagem baseada em estratégias metodológicas ativas
Autor(es): Fernandes, Gilberto Pereira
Primeiro Orientador: Kritz, Maurício Vieira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Maria Inês Corrêa
metadata.dc.contributor.referee1: Karam Filho, José
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Silvar Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Maria da Conceição Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Rosa, Patrícia Argôlo
metadata.dc.contributor.referee5: Marques, Maria Inês Corrêa
Resumo: O presente texto apresenta os elementos norteadores de uma pesquisa de campo com educadores da Educação Básica atuantes no ensino médio de uma escola estadual situada na cidade de Eunápolis, Bahia, Brasil. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma metodologia ativa de aprendizagem em contexto multidisciplinar de ensino e aprendizagem a partir da aplicação de um plano de ação estratégico (PAE). Para a execução deste plano criamos uma sala de aula virtual no google classroom onde postamos materiais informativos e os instrumentos de coleta de informações. Durante o processo de pesquisa ficou evidente a necessidade de alinhamento da prática educativa às práticas sociais de interação em espaços virtuais. E também, da necessidade de criação de uma metodologia ativa centrada na aprendizagem em ambiente personalizado, com grau máximo de imersão digital, conectividade, interatividade, de modo que a colaboração auxilie no rompimento com as práticas pedagógicas repetitivas e não autorais. Tal hipótese contempla três vertentes fundamentais: 1) O desenvolvimento de uma metodologia ativa que contemple o binômio ensino-aprendizagem; 2) Sua aplicação em contextos multidisciplinares presenciais e virtuais; 3) Uso de tecnologias digitais como suporte para o design de estratégias metodológicas ativas baseadas em sequências didáticas de ação. Para alcançar esses resultados nos inspiramos na experiência de pesquisa vivenciada no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo tema da dissertação foi: “Design Didático na Web: autoria colaborativa do professor em contexto da EJA”. Seguindo a mesma dimensão optamos por realizar uma pesquisa-ação tendo como estratégia central a aplicação de um plano ação didático e pedagógico com planejamento, execução e avaliação, permanentes. O plano de ação é estruturante na Aprendizagem Baseada em Estratégias Metodológicas Ativas (ABEMA) cujo roteiro de aplicação encontra-se disponível em (https://sites.google.com/view/gil2/abema). Neste ambiente encontramos materiais informativos e hiperlinks que dão acesso a uma variada gama de recursos digitais e às novas estratégias metodológicas ativas elaboradas com base nos princípios da autonomia, personalização e protagonismo educacional.
Abstract: This text presents the guiding elements of a field research with Basic Education educators working in high school at a state school located in the city of Eunápolis, Bahia, Brazil. The general objective of this study was to develop an active methodology for learning in a multidisciplinary context of teaching and learning based on the application of a strategic action plan (PAE). For the execution of this plan, we created a virtual classroom on google classroom where we post informative materials and information collection instruments. During the research process, the need to align educational practice with social practices of interaction in virtual spaces became evident. And also, the need to create an active methodology focused on learning in a personalized environment, with a maximum degree of digital immersion, connectivity, interactivity, so that collaboration helps in breaking with repetitive and nonauthorial pedagogical practices. This hypothesis includes three fundamental aspects: 1) The development of an active methodology that contemplates the teaching-learning binomial; 2) Its application in multidisciplinary face-to-face and virtual contexts; 3) Use of digital technologies to support the design of active methodological strategies based on didactic action sequences. To achieve these results, we were inspired by the research experience lived in the Masters in Youth and Adult Education (EJA), whose dissertation theme was: "Didactic Design on the Web: collaborative authorship of the teacher in the context of EJA". Following the same dimension, we chose to carry out an action-research having as a central strategy the application of a didactic and pedagogical action plan with permanent planning, execution and evaluation. The action plan is structured in Learning Based on Active Methodological Strategies (ABEMA) whose application script is available at (https://sites.google.com/view/gil2/abema). In this environment we find informative materials and hyperlinks that give access to a wide range of digital resources and to new active methodological strategies developed based on the principles of autonomy, personalization and educational protagonism.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Metodologia Ativa
Prática Educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
Citação: FERNANDES, Gilberto Pereira. Aprendizagem Baseada em Estratégias Metodológicas Ativas. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Doutorado Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Universidade Federal da Bahia (UFBA). Faculdade de Educação (FACED), Salvador, Bahia, 2022, 163 folhas. Orientador: Profº. Dr. Maurício Vieira Kritz. Coorientadora: Profª. Dra. Maria Inês Corrêa Marques.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37035
Data do documento: 6-Jul-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APRENDIZAGEM-BASEADA-EM-ESTRATÉGIAS-METODOLÓGICAS-ATIVAS.pdfTESE APRESENTADA AO PPGDC/UFBA4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons