Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37017
Tipo: Dissertação
Título: Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática com o design curta-metragem.
Autor(es): SOARES, Laize de Jesus Gama
Primeiro Orientador: PEREIRA, Júlio Neves
metadata.dc.contributor.referee1: GÓES, Andrea Hack de
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Sandro Luis da
metadata.dc.contributor.referee3: PEREIRA, Júlio Neves
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a importância da linguagem multimidiática no processo de construção de significados dos textos e sobre como a Pedagogia de Multiletramentros contribui para o trabalho pedagógico com o texto multimidiático. A metodologia adotada consiste no emprego do método biográfico. O trabalho originou-se de uma necessidade de se expandir o conceito de texto e de letramento no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua portuguesa. O presente estudo encontra-se ancorado em teorias como: a Análise do discurso crítica, na Multimodalidade, Semiótica social e, principalmente, na Pedagogia de Multiletramentos que abarca as teorias citadas anteriormente tratando-as numa perspectiva de pedagogia múltipla, na qual a diversidade social e a linguagem multimidiática precisam ser consideradas. Conclui-se que, a escola, enquanto agência institucionalizada de promoção dos Letramentos, e os professores devem optar por uma Pedagogia que contemple as questões da contemporaneidade, de modo que os estudantes sejam, de fato, agentes sociais e possam compreender a diversidade linguística e cultural do Brasil.
Abstract: El presente trabajo presenta una discusión sobre la importancia del lenguaje multimedia en el proceso de construcción de significados de textos y sobre cómo la Pedagogía de la Multialfabetización contribuye al trabajo pedagógico con texto multimedia. La metodología adoptada consiste en la utilización del método biográfico. El trabajo se originó a partir de una necesidad de ampliar el concepto de texto y alfabetización en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de lengua portuguesa. El presente estudio está anclado en teorías como: Análisis Crítico del Discurso en Multimodalidad, Semiótica Social y, principalmente, en Pedagogía de la Multialfabetización, que engloba las teorías antes mencionadas, tratándolas en una perspectiva de pedagogía múltiple, en la que la diversidad social y el lenguaje multimedia necesitan para ser considerado. Se concluye que la escuela, como agencia institucionalizada para la promoción de la Alfabetización, y los profesores deben optar por una Pedagogía que aborde las cuestiones contemporáneas, para que los alumnos sean, de hecho, agentes sociales y puedan comprender la diversidad lingüística y cultural de Brasil.
Palavras-chave: MULTILETRAMENTOS
MULTIMODALIDADE
CURTA-METRAGEM
DESIGN
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37017
Data do documento: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial versão DEFINITIVA I Laize Soares (1).pdfMEMORIAL DE FORMAÇÃO1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons