Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37015
Tipo: Dissertação
Título: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ARTE/DANÇA E OS MODOS DE INSERÇÃO DO LICENCIADO EM DANÇA NO ENSINO PÚBLICO EM MINAS GERAIS
Autor(es): BASTOS, FERNANDA RIBEIRO DE NARDI
Primeiro Orientador: Matos, Lúcia Helena Alfredi de
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Lúcia Helena Alfredi de
metadata.dc.contributor.referee2: Wachowicz, Fatima
metadata.dc.contributor.referee3: Molina, Alexandre José
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se as políticas públicas educacionais, nacionais e estaduais, proporcionam a inserção do componente curricular Arte/Dança e do licenciado em Dança no contexto das escolas públicas de Minas Gerais. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line aos egressos do curso de licenciatura da UFMG e da UFV, sendo estas as duas únicas Universidades que ofertam a Licenciatura em Dança no Estado de Minas Gerais. Em relação à análise documental, além da base legal e das diretrizes curriculares direcionadas ao ensino da Arte na Educação Básica, foram analisados os microdados do Censo Escolar (2017), através dos quais obteve-se um panorama sobre os professores que atuam nos componentes curriculares Arte e Dança, tanto a nível nacional como no Estado de Minas Gerais. No intuito de ampliar os dados qualitativos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de Dança, que atuam em distintas escolas e municípios da Educação Básica e, com um gestor educacional de três municípios onde residem os licenciados desta pesquisa. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa (Creswell e Clark, 2007) e triangulados com a análise de diversos documentos relacionados às políticas educacionais nacionais e no Estado de Minas Gerais. Este trabalho identificou três redes de ensino em que os participantes da pesquisa, licenciados em Dança, mais se inseriram: A rede de ensino municipal de Juiz de Fora, a qual apresentou o cenário mais positivo em relação as políticas públicas educacionais voltadas para a Arte/Dança, a rede estadual de Minas Gerais e a municipal de Viçosa. Nas duas últimas constatou-se que as políticas públicas educacionais não contribuem para a inserção da Dança, pois a disciplina de Arte tem uma carga horária reduzida e é lecionada por professores sem licenciatura na área. A partir dos dados obtidos na pesquisa, observou-se que a relação entre as políticas públicas educacionais nacionais, estaduais, municipais e o contexto escolar ocorre de formas diferenciadas. Apesar da Dança estar inserida em algumas escolas, verificou-se que nem sempre é por meio de concursos que se efetivam os licenciados como docentes dessa linguagem no currículo, o que tem acarretado atuações de curto período por esses docentes na Educação Básica. Observou-se que nos contextos analisados ocorre uma variação entre: 1) a compreensão da Dança como pertencente à área da Arte, no momento da assunção do cargo pelos licenciados, 2) a atuação polivalente do licenciado em Dança e, 3) as distintas perspectivas presentes na escola em relação a presença da Dança no contexto escolar. De forma geral, a partir dos dados coletados nesta investigação percebe-se que ainda há uma insignificante inserção de docentes de Dança na Educação Básica, conforme apontam os microdados do Censo Escolar (2017). Além disso, no cenário específico das redes de ensino do Estado de Minas Gerais e do município de Viçosa (MG), as políticas educacionais desses contextos não contribuem para a inserção efetiva da Arte/Dança, de acordo com as políticas públicas nacionais.
Abstract: This study aims to analyze whether national and state education public policies include Art / Dance as part of the curriculum in the context of public schools in the Brazilian state of Minas Gerais and whether qualified Dance graduates are inserted into the curriculum. For this analysis, an online questionnaire was completed by Dance degree graduates from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and The Federal University of Viçosa (UFV), these being the only two universities offering a Degree in Dance in the State of Minas Gerais. Looking at the results of these questionnaires and also at the legal basis and curricular directives in relation to the teaching of Art in Basic Education, we analyze microdata from the School Census (2017), through which we obtained a panorama about the teachers working in the curricular component of Art and Dance, both on a national level and in the State of Minas Gerais. In order to increase the amount of qualitative data, semi-structured interviews were carried out with five qualified Dance teachers working in different schools and municipalities in Basic Education, and with an educational manager from three municipalities containing graduates participating in this research. The data was analyzed using quanti-qualitative methods (Creswell e Clark, 2007), and was triangulated with the analysis of various documents related to education policies on a national level and in the state of Minas Gerais. In this study, three educational networks were identified as being those in which the Dance graduates who participated in the study were most present: the municipal education network of Juiz de Fora, which showed the most positive scenario concerning the appreciation of Art/Dance in public education policies, the state education network of Minas Geraism and the local network of Viçosa. In the latter two networks, the results show that the public education policies do not contribute to the insertion of Dance, and classroom hours for the teaching of Art have been reduced, with this subject being by teachers without qualifications in this area. Based on the data obtained in the research, we observe that the relationship between national, state and municipal public education policies and the school context, occurs in different ways. Despite the fact that Dance is present in some schools, we can see that selections are not always made via public selection exams used to qualify Dance degree graduates as teachers of this subject area within the curriculum, meaning that these teachers work for only short periods within the Basic Education system. We observe that, in the contexts analyzed, there is a variation between: 1- the understanding of Dance as belonging to the area of Art, at the moment of contracting the role, 2- the multi-purpose role of the Dance graduate teacher and 3- different perspectives in schools in relation to the presence of Dance present in the school context. In general, based on the data collected in this study, we can see that there is still an insignificant presence of Dance teachers in Basic Education, as shown in the microdata of the School Census (2017). Furthermore, in the specific scenario of school networks in the State of Minas Gerais and in the local area of Viçosa (Minas Gerais State), the education policies of these contexts do not contribute to the effective insertion of Art/Dance in accordance with national public policies.
Palavras-chave: Dança
Arte
Políticas Públicas Educacionais
Minas Gerais
Redes públicas de ensino
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37015
Data do documento: 5-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fernanda Bastos.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.