Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37009
Tipo: Dissertação
Título: DANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR – POR UM CONHECIMENTO COM AÇÕES EMANCIPATÓRIAS
Autor(es): GONÇALVES, CAMILA CORREIA SANTOS
Primeiro Orientador: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee1: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Godoy, Kathya Maria Ayres de
Resumo: Um ensino de Dança pautado sob uma ótica tradicionalista compreende e estuda o corpo em uma perspectiva reguladora (SANTOS, 2009). Nesta proposta formativa perpetua-se um modelo de ensino e aprendizagem voltado para o treinamento de determinados padrões de movimento, reforçando atos, tantos verbais, como não verbais, sobre a Dança e sobre o corpo que dança. Dificulta-se, assim que, aquele que aprende, conheça a Dança sob uma perspectiva da corponectividade (RENGEL, 2007) em uma mundividência da contemporaneidade. Um ensino de Dança partindo de uma proposta emancipatória vem para colaborar com um entendimento ampliado do corpo e da Dança. O principal objetivo desta pesquisa é fazer uma análise, e apresentar argumentações, a partir do ponto de vista do professor de Dança acerca do ensino desta na escola. Enquanto docente de Dança na Escola Municipal de Pituaçu (Salvador – BA), convivendo com colegas e voltada para as ações em todo o Município – sem deixar de compreender os contextos locais são constantemente imbricados em contextos mais globais e vice-versa – discuto acerca de ações emancipadoras, compartilhando experiências e pressupostos teóricos que são referência, não apenas para meu modo de ensinar, mas para grande parte do ensino no país não limitado apenas ao âmbito do ensino de dança. Esta pesquisa, portanto, visa refletir conceitos como autonomia e emancipação e debater questões relativas ao ensinar dança dentro das escolas de educação básica, debruçando um olhar sobre essas vivências docentes cotidianas. Para tanto este estudo se referencia principalmente em Jacques Rancière (2015) e Lenira Rengel (2007). Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistem na análise de aspectos relativos aos processos de ensino/aprendizagem na escola, atendo-se principalmente ao tocante à Dança. Debrucei-me sobre análises bibliográficas, relato de experiência articulada ao estudo de caso acerca de minha atuação docente na Rede Municipal de Ensino da cidade de Salvador, bem como da de demais professores desta mesma rede. Para tanto, realizei entrevistas e diálogos com esses profissionais. A relevância desta pesquisa está em apontar como os modelos educacionais de ensino/aprendizagem comprometidos com uma formação emancipatória colaboram para os entendimentos de corpo não dualistas e da Dança como mediação educacional e campo de conhecimento. Ressalto, como parte dos resultados, proveitosas possibilidades de diálogo entre diferentes profissionais, entre professor e alunos bem como entre a escola de educação básica e a universidade.
Abstract: Teaching dance based on a traditionalist perspective involves and study the body via a regulatory prospect (SANTOS, 2009). This landscape, maintains a teaching and learning model based on the repetition of certain patterns of movement which reinforces acts (both verbal and non-verbal), about Dance and the dancing body. The traditionalist perspective hinders the student from the knowledge of Dance via a bodycorponnectivity (RENGEL, 2007) in the contemporary world. As in otherwise, teaching dance departing from an emancipatory angle collaborates to an enlarged understanding of the body and the Dance. The main goal of this research is to analyze and present arguments based on the dance teacher´s outlook regarding dance tutoring in Brazilian schools (primary and high school). As a dance educator of Escola Municipal de Pituaçu in Salvador/Bahia, I intend to discuss about emancipatory attitudes encompassing not only local but also global contexts. I propose to do so by sharing experiences and theoretical premises that relates not only to my teaching dynamics but also to the general teaching model in Brazil, not limiting the research to the scope of the Dance field. This research, therefore, aims to reflect autonomy and emancipation concepts, and to debate issues related to dance tutoring within basic education schools, looking at the educator´s everyday experiences in class. In order to achieve such purpose, this study refers mainly to Jacques Rancière (2015) and Lenira Rengel (2007). The methodology of this research consists in the analysis of the aspects related to the process of teaching/learning Dance in school. I focused on bibliographical analysis, report of my teaching experience associated with the case study about my role at Escola Municipal de Pituaçu as well as the experiences of other teachers of the same educational system. For that reason, I have conducted interviews and meetings with these professionals. The relevance of the present research is to identify how educational models that are dedicated to an emancipatory formation collaborate for non-dualistic understanding of the body, contributing for a view of Dance as an educational occurrence and a field of knowledge. I emphasize as part of the results, constructive possibilities for dialogue between distinct professionals, teachers and students, as well as between the School and the University.
Palavras-chave: Dança na escola
Educação Emancipatória
Autonomia
Interação
Corpo
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37009
Data do documento: 20-Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CAMILA GONÇALVES.pdf43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.