https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36991
Tipo: | Tese |
Título: | AS MARCAS DA RUA: EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO NO HIP-HOP |
Título(s) alternativo(s): | THE BRANDS ON THE STREET: DECOLONIAL CONSUMPTION EXPERIENCES IN HIP-HOP LES MARQUE DE LA RUE: EXPÉRIENCES DE CONSOMMATION DÉCOLONIALES DANS LE HIP-HOP LAS MARCAS EN LA CALLE: EXPERIENCIAS DE CONSUMO DECOLONIAL EN HIP-HOP |
Autor(es): | BARBOSA, MARCIO RICARDO DA SILVA |
Primeiro Orientador: | Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | CARDOSO FILHO, JORGE LUIZ |
metadata.dc.contributor.referee2: | GUTMANN, JULIANA FREIRA |
metadata.dc.contributor.referee3: | SILVA CARRERA, FERNANDA ARIANE |
metadata.dc.contributor.referee4: | BARBOSA, HELEN CAMPOS |
metadata.dc.contributor.referee5: | CIDREIRA, RENATA PITOMBO |
Resumo: | Esta tese se propôs a investigar três marcas nativas da cultura hip-hop brasileira: Laboratório Fantasma, Chronic e Kace. A partir do uso do Circuito da Cultura de Paul du Gay e das epistemologias decoloniais, a pesquisa buscou compreender como as marcas de moda urbana criadas por artistas e amantes da cultura hip-hop se comportam no ponto de vista de suas representações, construção de identidade, produção, regulação e consumo. Do mesmo modo, procuramos identificar as experiências de caráter estético e político suscitadas por essas marcas diante dos fãs/consumidores. Para isso, realizamos um mapeamento das matérias publicadas em jornais, revistas e sites, entrevistas, vídeos institucionais, videoclipes de artistas vinculados às marcas estudadas, seus sites e perfis no Instagram e Facebook. Nessas plataformas, observamos as interações, comentários e engajamento dos seguidores. As materialidades expressivas dessas marcas também foram analisadas através das coleções, estampas e modelos das roupas. Todo esse material contribuiu para demonstrar as possibilidades e as potencialidades numa prática de produção e consumo sustentada em valores antirracistas e decoloniais. As performances dessas marcas demonstram o quanto as estratégias adotadas são reguladas por questões de natureza política, social, cultural e econômica. Além de investir em campanhas e projetos sociais, as três empresas questionam e criticam a todo momento o modo como o sistema-mundo colonial funciona e reivindicam a construção de uma sociedade baseada na solidariedade, no respeito à ancestralidade e aos corpos não normatizados pelas racionalidades europeias. |
Abstract: | This thesis set out to investigate three native brands of Brazilian hip-hop culture: Phantom Laboratory, Chronic and Kace. Using Paul du Gay's Culture Circuit and decolonial epistemologies, the research sought to understand how urban fashion brands created by artists and lovers of hip-hop culture behave both in terms of their representations, construction of identity, production, regulation and consumption. Likewise, we seek to identify the aesthetic and political experiences raised by these brands in front of fans/consumers. For this, we carried out a mapping of articles published in newspapers, magazines, interviews, institutional videos, video clips of artists linked to the studied brands, their websites and profiles on Instagram and Facebook. On these platforms, we observe the interactions, comments and engagement of the followers. The expressive materialities of these brands were also analyzed through the collections, prints and models of the clothes. All this material contributed to demonstrate the possibilities and potential in a practice of production and consumption supported by anti-racist and decolonial values. The performances of these brands demonstrate how the strategies adopted are regulated by political, social, cultural and economic issues. In addition to investing in campaigns and social projects, the three companies question and criticize at all times the way in which the colonial world-system works and demand the construction of a society based on solidarity, respect for ancestry and bodies not regulated by European rationalities. |
Palavras-chave: | Marcas urbanas Consumo Experiência Estética Decolonialidade Hip-Hop |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36991 |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA_Marcio_As-Marcas-da-Rua_Experiencias-Decoloniais-de-Consumo-no-hip-hop-versaoRepositorio.pdf | TESE DE DOUTORADO SOBRE EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO DE MARCAS DE ROUPAS NATIVAS DA CULTURA HIP-HOP BRASILEIRA | 5,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons