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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36902
Tipo: Tese
Título: ULTERIDADES: SER E NÃO SER UMA ENCENAÇÃO TESE
Título(s) alternativo(s): ULTERIDADES
Autor(es): Freire, Iami Rebouças
Primeiro Orientador: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: ALCANTARA, PAULO HENRIQUE CORREIA
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, ELISA MENDES OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee3: CAMPBELL, PATRICK GEORGE WARBURTON
metadata.dc.contributor.referee4: FARIAS, SERGIO COELHO BORGES
metadata.dc.contributor.referee5: RANGEL, SONIA LUCIA
Resumo: Ulteridades é uma pesquisa prático-teórica inserida na linha de Poéticas e Processos de Encenação. O seu objeto é o processo de criação de uma EncenaçãoTese para a qual a relação da atriz em cena, com suas personas, personagens e espectadores, foi tomada como Princípio Dominante. Ao longo dos quatro anos de pesquisa, foram realizadas oito Imersões Criativas, quatro em Salvador (Brasil), três em Northampton e uma em Londres (Inglaterra). A atriz, em procedimentos de improvisação, explora os paradoxos inerentes ao universo da criação cênica e da sua prática artístico-acadêmica, nas quais aparece a temática da alteridade no teatro. O enfoque metodológico, que a autora já vem desenvolvendo desde o mestrado, com uma pesquisa vocal para o teatro e também resultou na encenação Umbigüidades, é aqui aprofundado. Do ponto de vista filosófico, seguindo a proposição da Abordagem Compreensiva, adotada por Rangel (2012) – em consonância com Pareyson (2001) – para a qual o “método” de trabalho instaura-se no próprio processo da criação, com seus Princípios e Procedimentos específicos, a atriz em cena, em diálogo com seus espectadores, atua como criadora da EncenaçãoTese. A imagem do espelho fragmentado tornou-se eficaz para operar a forma do pensamento, de como foram apropriadas as referências para o desenvolvimento dessa EncenaçãoTese. Obedecendo à compreensão dos pensamentos instaurados nas ações cênicas, essas referências funcionam para a construção do sentido de alteridade experimentado no próprio processo da encenação e na escrita da tese. O espaço do palco é, assim, explorado para colher e editar material artístico e filosófico e estimular o debate com o público, envolvendo-o no desenvolvimento da encenação como participante ativo. Dessa forma, um diálogo sem hierarquias é estabelecido com autores teóricos e artistas, tais como: Arthur Schopenhauer, Carl Jung, Constantin Stanislavski, Emanuel Lévinas, Friedrich Nietzsche, Gaston Bachelard, Guimarães Rosa, Luigi Pareyson, Machado de Assis, Robin Nelson, Simon Jones, William Shakespeare, só para citar alguns. As duas personagens elaboradas no processo, Filosofeu e Babel, ocupam lugar de destaque na cena, entrelaçando situações cômico-trágicas, mediando a problemática da atriz, seu duplo entre ser e não ser personas e personagens. Importante para a leitura da tese é o acompanhamento de trechos do registro videográfico das oito Imersões Criativas e dos ensaios, assim como a gravação completa de uma das oito apresentações da temporada, disponibilizadas em DVD. Os resultados da pesquisa afirmam o lugar da prática como produção de conhecimento, assim como a abertura de perspectivas para a expressão artística no universo acadêmico.
Abstract: Ulterities is a practical-theoretical research project linked to the Poetics and Processes of Performance research cluster. The objective of the enquiry is the creation of a PerformanceThesis in which the relationship between the actress on stage and her personas, characters and audience members is the Dominant Principal. Throughout the four years of research, eight Creative Immersions took place; four in Salvador (Brazil), three in Northampton and one in London (UK). Drawing on improvisational procedures, the actress explores the paradoxes inherent to both theatrical devising and her own artistic-academic practice, in which the theme of alterity in the theatre comes to the fore. The methodological focus, which the author has developed since her MA (which focused on vocal research in the theatre and also culminated in a performance, Umbigüidades), is here further elaborated. From a philosophical perspective, following the proposed Comprehensive Approach adopted by Rangel (2012), and in consonnance with Pareyson (2001), the “method” of work on the PerformanceThesis derives from the creative process itself, with its specific Principles and Procedures, such as the actress on stage in dialogue with her spectators. The image of the fragmented mirror became an effective trope that has guided the way in which references were appropriated over the course of the development of this PerformanceThesis. Obeying the logic deriving from the performance context, these references serve to construct a conceptualisation of alterity garnered from the devising process and the writing of the thesis. The stage is thus explored in order to collect and edit artistic and philosophical material and stimulate debate with the public, involving them in the development of the performance as active participants. In this way a non-hierarchical dialogue is established with theoreticians and artists such as: Arthur Schopenhauer, Carl Jung, Constantin Stanislavski, Emanuel Lévinas, Friedrich Nietzsche, Gaston Bachelard, Guimarães Rosa, Luigi Pareyson, Machado de Assis, Robin Nelson, Simon Jones and William Shakespeare, to name but a few. The two characters developed over the course of the process - Filosofeu and Babel- occupy a central place on stage, interweaving tragi-comic situations, mediating the actress’ existential questionings - her doubles, enabling her to explore whether to be or not to be personas and characters. An important aspect of the thesis is the accompanying video recording of the eight Creative Immersions and rehearsals, as well as the complete recording of one of the eight performances of Ulterities, which are all available on DVD. The results of the research affirm the centrality of practice in knowledge production, and open up perspectives for artistic expression within academia.
Palavras-chave: Poéticas Cênicas
Interpretação Teatral
Processo Criativo
Espectador
Alteridades em Cena.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36902
Data do documento: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

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