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Tipo: Tese
Título: #Alimentaçãosaudável: modelagem do conceito de alimentação saudável difundido nas mídias sociais
Autor(es): Andrade, Júlia Carvalho
Primeiro Orientador: Pereira, Hernane Borges de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cunha, Francisco José Aragão Pedroza
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Núbia Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Claudia Ribeiro Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Lilian Lessa
metadata.dc.contributor.referee4: Messeder, Suely Aldir
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, Débora Abdalla
Resumo: A alimentação saudável é um fenômeno complexo multidimensional. Esta tese propõe a compreensão do conceito de alimentação saudável difundido nas mídias sociais. Consideramos que esse conceito influencia a percepção de pessoas que acessam esses repositórios de informação digitais sobre alimentação saudável. O conteúdo postado marcado com a hashtag #alimentaçãosaudável reflete o discurso coletivo de usuários de mídias sociais sobre a temática alimentação saudável. Para modelar o conceito de alimentação saudável nesse discurso foi desenvolvido o Modelo de Compreensão de Conceitos Compartilhados (MC3) que tem como arcabouço teórico-epistemológico-metodológico a Análise Cognitiva, sustentado nos pilares da complexidade, multirreferencialidade e interdisciplinaridade. O MC3 possui três módulos: 1) Coleta e Tratamento de Dados; 2) Modelagem dos Discursos Coletivos Semanais em Redes Semânticas; e 3) Composição de Conceitos. No Módulo 3, o conceito investigado é modelado em seis Níveis, que bricolam os métodos de análise de redes semânticas e de análise de conteúdo. No Nível 1, analisamos os discursos coletivos semanais em tamanhos de falas e de vocabulários e observamos que o Instagram é a mídia social em que mais se fala sobre o assunto alimentação saudável e que possui maior vocabulário sobre essa temática, em comparação ao Twitter e Facebook. No Nível 2, segundo a análise topológica das redes, observamos que todas as redes semânticas de cliques de hashtags se aproximaram do fenômeno mundo pequeno. E no Instagram, as redes de enunciados possuem poucos vértices muito conectados, característica de redes livres de escala. No terceiro Nível, identificamos os principais termos que compõem o discurso, os quais foram distribuídos em 20 temas de destaque no discurso coletivo sobre alimentação saudável: Agricultura, Alimentação, Alimentos-Comidas e Culinária, Comer, Conhecimento, Corpo, Dieta, Doenças, Emagrecimento, Fitness, Mente, Motivação, Movimentos Corporais, NutriçãoNutrientes, Pandemia, Saúde e Bem-Estar, Social, Sustentabilidade Ambiental, Vegetarianismo e Vida. No Nível 4, identificamos as unidades de contexto das redes de enunciados e redes de hashtags que representam trechos importantes dos discursos coletivos semanais sobre alimentação saudável analisados no Nível 5 em relação ao seu conteúdo. Nesse nível, observamos cinco significados de alimentação saudável, compõem o conceito de alimentação saudável difundido no Instagram, Facebook e Twitter, entre abril de 2020 a abril de 2021 durante a pandemia da COVID-19. Nesse plano de imanência, o conceito de alimentação saudável modelado no Nível 6 é a exclusão de alimentos-comidas com alto teor de carboidratos e ingestão de mais alimentos proteicos, o que somado a outras ferramentas simbólicas do universo fitness leva a um corpo dito ideal, magro e tonificado. Outros significados menos proeminentes são: a exclusão de alimentos-comidas de origem animal para não causá-los sofrimento; a ingestão de alimentos com alto teor de vitaminas e minerais para fortalecimento do sistema imunológico para prevenção e combate ao coronavírus. A alimentação saudável é alimentação sustentável do ponto de vista ambiental. E também é definida por #dicas que são seguidas apenas sem estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que é ou não alimentação saudável, considerando sua complexidade.
Abstract: Healthy eating is a complex multidimensional phenomenon. This thesis proposes to understand the concept of healthy eating disseminated in social media. It is considered that this concept influences the perception of people who access these repositories of information about healthy eating. The posted content tagged with the hashtag #healthyfood reflects the collective discourse of social media users on the theme of healthy eating. To model the concept of healthy eating in this discourse, the Model for Understanding Shared Concepts (MC3) was developed. Its theoretical-epistemological-methodological framework is Cognitive Analysis, supported by the pillars of complexity, multi referentiality, and interdisciplinarity. The MC3 is divided into three modules: 1) Data Collection and Treatment; 2) Modeling the Weekly Collective Discourses in Semantic Networks; and 3) Concept Composition. In Module 3, the concept under investigation is modeled in six Levels, which bricolage the methods of semantic network analysis and content analysis. At Level 1 the weekly collective discourses were analyzed in speech sizes and vocabulary sizes, and it was observed that Instagram is the social media in which the subject of healthy eating is most talked about and has the most vocabulary on this topic, compared to Twitter and Facebook. At Level 2, according to the topological analysis of the networks, it was observed that all networks of clicks of hashtags are close to the small world phenomenon. And on Instagram, the collective discourse of utterances has few very connected vertices, a characteristic of scalefree networks. In the third Level the main terms that make up the discourse were identified, which were distributed in 20 prominent themes in the collective discourse on healthy eating: Agriculture, Food, Food-Food and Cooking, Eating, Knowledge, Body, Diet, Diet, Diseases, Weight Loss, Fitness, Mind, Motivation, Body Movements, Nutrition-Nutrients, Pandemic, Health and Wellness, Social, Environmental Sustainability, Vegetarianism and Life. At Level 4 we identified the context units that consist of clippings from the networks of utterances and networks of hashtags that represent important excerpts of the weekly collective discourses on healthy eating analyzed at Level 5 in relation to their content. At this level five meanings of healthy eating were observed, they make up the concept of healthy eating disseminated on Instagram, Facebook and Twitter from April 2020 to April 2021 during the COVID-19 pandemic. On this plane of immanence, the concept of healthy eating modeled on Level 6 is to exclude high-carbohydrate foods-foods and eat more protein foods, which added to other symbolic tools of the fitness universe leads to a so-called ideal, lean, toned body. Other less prominent meanings are: to exclude foods-foods of animal origin so as not to cause them suffering; to eat foods with a high content of vitamins and minerals to strengthen the immune system to prevent and combat coronavirus. Healthy eating is environmentally sustainable eating. And it is also defined by #tips that are followed only without stimulating the development of critical thinking about what is or is not healthy eating, considering its complexity.
Palavras-chave: Dieta saudável
Comunicação em saúde
Redes sociais
Mídia social
Modelo
Conceito
Informação e comunicação em saúde
Rede social
Análise cognitiva
CNPq: Ciências da saúde
Nutrição
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36863
Data do documento: 8-Nov-2022
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