Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Pedro-
dc.date.accessioned2023-04-18T09:56:31Z-
dc.date.available2023-04-18T09:56:31Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Pedro. Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações. 393f. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36861-
dc.description.abstractThe literature has reported an increasing difficulty of chemistry teachers implementing the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. Herein we propose pedagogical principles to guide chemistry educators’ practice of teaching African and Afro-Brazilian History and Culture. This dissertation reports a theoretical investigation anchored on historical-dialectic materialism. The history of the black movement struggle and the contributions from the specialized literature are objects of analysis in this work. Historical-critical pedagogy is the pedagogical construct we adopted. The three principles are i) The historical-sociological dimension of concrete subjects of the pedagogical work; ii) The form of didactic elements on the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture in Chemistry classes and iii) The concrete teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture in Chemistry classes as a productor of a revolutionary worldview. They offer insights into understanding the concrete subjects of the educational process, the contribution of chemical education to the formation of a revolutionary individual, and how to articulate Chemistry and African and Afro-Brazilian History and Culture. This research generates a debate for both the historical-critical pedagogy and the education of race and ethnic relations, problematizing the multitude of didactic propositions in the latter as well as the absence of investigations of the topic in the former.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherChemical educationpt_BR
dc.subject.otherHistorical-critical pedagogypt_BR
dc.subject.otherRace and ethnic relationspt_BR
dc.titleBases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incineraçõespt_BR
dc.title.alternativeAnticolonial foundations for a historical-critical chemical teaching: initial incinerationspt_BR
dc.title.alternativeBases anticoloniales para la enseñanza histórico-crítica de química: primeras incineracionespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Messeder Neto, Hélio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284620682449345pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Paloma Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868206892511511pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Carolina Picchetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836995041167624pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448258167033465pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662093524654162pt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de docentes em química com a implementação do ensino obrigatório de história e cultura africana e afro-brasileira tem sido frequentemente relatada na literatura, suscitando a necessidade do desenvolvimento de teorias pedagógicas que sirvam ao trabalho docente. Nesse sentido, objetivamos, aqui, elaborar princípios pedagógicos com vias de orientar o trabalho de docentes em química no referido ensino nas aulas de química, tentando dar conta dessa necessidade concreta que tem sido relatada na literatura. A produção destes princípios se deu por via de uma pesquisa teórica ancorada no materialismo histórico-dialético, lançando mão da história de lutas e os respectivos acúmulos teóricos do movimento negro brasileiro e de uma análise teórica da literatura especializada. Os três princípios são: i) A dimensão histórico-sociológica dos sujeitos concretos do trabalho pedagógico; ii) A forma dos elementos didáticos no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química e iii) O ensino concreto de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química como produtor de uma concepção revolucionária de mundo. Eles se ancoram teórico-metodologicamente na pedagogia histórico-crítica e dão encaminhamentos para pensar os sujeitos concretos do trabalho pedagógico a partir de sua história, a contribuição do ensino de química para a formação de um sujeito revolucionário e como consolidar as articulações entre química e história e cultura africana e afro-brasileira na sala de aula. O trabalho suscita um debate para a pedagogia histórico crítica e o campo da educação das relações étnico-raciais, tensionando a multitude de proposições didáticas presentes no segundo, como também a ausência de investigações deste tema no primeiro.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Magalhães_Dissertação de Mestrado.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons