Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36819
metadata.dc.type: Dissertação
Título : BIBLIOTERAPIA: ENTRELACES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM A MEDIAÇÃO DA LEITURA
Otros títulos : BIBLIOTHERAPY: INTERLINKS BETWEEN INFORMATION MEDIATION AND READING MEDIATION
metadata.dc.creator: Assis, Pamela Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Raquel do Rosário
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Raquel do Rosário
metadata.dc.contributor.referee2: Bortolin, Sueli
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Henriette Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A inter-relação da biblioterapia com a mediação da informação e com a mediação da leitura é o tema deste estudo, cujo objetivo foi de analisar como vem sendo tratada a biblioterapia, em sua relação com a mediação da informação e a mediação da leitura na produção científica da Ciência da Informação, e identificar as contribuições e as perspectivas teóricas e práticas nessa relação temática. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como método a pesquisa bibliográfica e a abordagem quali-quantitativa. Para analisar os dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, e o instrumento adotado foi a ficha de leitura. Ao analisar as produções que compuseram a amostra deste trabalho, notou-se que a biblioterapia, a mediação da informação e a mediação da leitura se entrelaçam por meio de características que são fundamentais para efetivar as atividades, no entanto essa inter-relação é implícita, porquanto não está diretamente indicada nos estudos pelos autores da Ciência da Informação. Também se constatou que as características mais frequentes estão relacionadas à sistematização da ação biblioterapêutica e à relação estética que ocorre no encontro do leitor com o dispositivo informacional, evidenciada pela emoção, entre outros sentimentos, que se tornam basilares no desenvolvimento das atividades e possibilitam o (re)conhecimento e a transformação do sujeito. Portanto, é preciso ampliar os estudos sobre biblioterapia e que eles sejam desenvolvidos no sentido de explorar mais a possibilidade desse entrelace temático e de enriquecer as discussões teóricas acerca da biblioterapia, visto que essa é uma prática afetuosa, mas também é informacional. Por essa razão, precisa ser entendida e defendida como tal no campo da Ciência da Informação.
Resumen : The interrelationship of bibliotherapy with information mediation and reading mediation is the theme of this study, whose objective was to analyze how bibliotherapy has been treated, in its relationship with the mediation of information and the mediation of reading in the scientific production of Information Science, and to identify the theoretical and practical contributions and perspectives in this thematic relationship. With regard to methodology, this is descriptive research, using bibliographic research and the quali-quantitative approach as its method. To analyze the data, the technique of content analysis was used, and the instrument adopted was the reading form. When analyzing the productions that comprised the sample of this work, it was noticed that bibliotherapy, information mediation and reading mediation are intertwined through characteristics that are fundamental to carry out the activities, however this interrelation is implicit, as it is not directly indicated in the studies by the authors of Information Science. It was also found that the most frequent characteristics are related to the systematization of the bibliotherapeutic action and the aesthetic relationship that occurs in the reader's encounter with the informational device, evidenced by emotion, among other feelings, which become fundamental in the development of activities and enable the (re)knowledge and transformation of the subject. Therefore, it is necessary to expand the studies on bibliotherapy and that they be developed in order to further explore the possibility of this thematic interlace and to enrich theoretical discussions about bibliotherapy, as this is an affectionate and informational practice. For this reason, it needs to be understood and defended as such in the field of Information Science.
Palabras clave : Biblioterapia
Mediação da informação
Mediação da leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36819
Fecha de publicación : 30-nov-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Pamela Oliveira Assis - Versão final.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.