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dc.creatorAssis, Pamela Oliveira-
dc.date.accessioned2023-04-11T17:09:17Z-
dc.date.available2023-04-11T17:09:17Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36819-
dc.description.abstractThe interrelationship of bibliotherapy with information mediation and reading mediation is the theme of this study, whose objective was to analyze how bibliotherapy has been treated, in its relationship with the mediation of information and the mediation of reading in the scientific production of Information Science, and to identify the theoretical and practical contributions and perspectives in this thematic relationship. With regard to methodology, this is descriptive research, using bibliographic research and the quali-quantitative approach as its method. To analyze the data, the technique of content analysis was used, and the instrument adopted was the reading form. When analyzing the productions that comprised the sample of this work, it was noticed that bibliotherapy, information mediation and reading mediation are intertwined through characteristics that are fundamental to carry out the activities, however this interrelation is implicit, as it is not directly indicated in the studies by the authors of Information Science. It was also found that the most frequent characteristics are related to the systematization of the bibliotherapeutic action and the aesthetic relationship that occurs in the reader's encounter with the informational device, evidenced by emotion, among other feelings, which become fundamental in the development of activities and enable the (re)knowledge and transformation of the subject. Therefore, it is necessary to expand the studies on bibliotherapy and that they be developed in order to further explore the possibility of this thematic interlace and to enrich theoretical discussions about bibliotherapy, as this is an affectionate and informational practice. For this reason, it needs to be understood and defended as such in the field of Information Science.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subject.otherBibliotherapypt_BR
dc.subject.otherInformation mediationpt_BR
dc.subject.otherReading mediationpt_BR
dc.titleBIBLIOTERAPIA: ENTRELACES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM A MEDIAÇÃO DA LEITURApt_BR
dc.title.alternativeBIBLIOTHERAPY: INTERLINKS BETWEEN INFORMATION MEDIATION AND READING MEDIATIONpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598251938338379pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598251938338379pt_BR
dc.contributor.referee2Bortolin, Sueli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391057804931698pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013890432793373pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9245313290127970pt_BR
dc.description.resumoA inter-relação da biblioterapia com a mediação da informação e com a mediação da leitura é o tema deste estudo, cujo objetivo foi de analisar como vem sendo tratada a biblioterapia, em sua relação com a mediação da informação e a mediação da leitura na produção científica da Ciência da Informação, e identificar as contribuições e as perspectivas teóricas e práticas nessa relação temática. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como método a pesquisa bibliográfica e a abordagem quali-quantitativa. Para analisar os dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, e o instrumento adotado foi a ficha de leitura. Ao analisar as produções que compuseram a amostra deste trabalho, notou-se que a biblioterapia, a mediação da informação e a mediação da leitura se entrelaçam por meio de características que são fundamentais para efetivar as atividades, no entanto essa inter-relação é implícita, porquanto não está diretamente indicada nos estudos pelos autores da Ciência da Informação. Também se constatou que as características mais frequentes estão relacionadas à sistematização da ação biblioterapêutica e à relação estética que ocorre no encontro do leitor com o dispositivo informacional, evidenciada pela emoção, entre outros sentimentos, que se tornam basilares no desenvolvimento das atividades e possibilitam o (re)conhecimento e a transformação do sujeito. Portanto, é preciso ampliar os estudos sobre biblioterapia e que eles sejam desenvolvidos no sentido de explorar mais a possibilidade desse entrelace temático e de enriquecer as discussões teóricas acerca da biblioterapia, visto que essa é uma prática afetuosa, mas também é informacional. Por essa razão, precisa ser entendida e defendida como tal no campo da Ciência da Informação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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