Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36691
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Dinâmicas performáticas de ensino-aprendizagem para a música instrumental do Jazz no cenário baiano
metadata.dc.creator: Montenegro, Alexandre da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Doring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee1: Doring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Filho, Pedro Amorim
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Marcos dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão final é composto por um Memorial, que narra a vida e a trajetória profissional como professor e músico de Jazz. Também diz respeito aos projetos educacionais que conduziram ao desenvolvimento desta pesquisa. Além de trazer as contribuições das disciplinas, práticas e orientações que permearam as atividades desenvolvidas no Mestrado Profissional de Educação Musical. Também dispõe de um Artigo intitulado “Dinâmicas performáticas de ensinoaprendizagem para a música instrumental do Jazz no cenário baiano”, onde aborda as problemáticas relacionadas a Educação Musical, trazendo reflexões sobre o Jazz na Bahia e apresentando propostas pedagógico-musicais desenvolvidas em tempos de pandemia, utilizando-se de ferramentas digitais como Podcast. Ao final, no Apêndice, estão inclusos os Relatórios das Práticas Profissionais Supervisionadas realizadas durante o curso, evidenciando as práticas musicais como docente e artista de Jazz, além do Produto Final, que se constitui como material didático para o cenário da Educação Musical.
Resumen : This final conclusion work is composed of a Memorial, which narrates his life and professional trajectory as a jazz teacher and musician. It also concerns the educational projects that led to the development of this research. In addition to bringing the contributions of the disciplines, practices and guidelines that permeated the activities developed in the Professional Master of Music Education. It also has an article entitled "Teaching-learning performance dynamics for instrumental jazz music in the Bahian scenario", where it addresses issues related to Music Education, bringing reflections on Jazz in Bahia and presenting pedagogical-musical proposals developed in times of pandemic, using digital tools such as Podcast. At the end, in the Appendix, the Reports of Supervised Professional Practices carried out during the course are included, highlighting the musical practices as a teacher and jazz artist, in addition to the Final Product, which constitutes didactic material for the Music Education scenario.
Palabras clave : Jazz
Educação musical
Podcast
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36691
Fecha de publicación : 8-abr-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.