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Tipo: Dissertação
Título: Educação fiscal como instrumento para a promoção da cidadania: proposição do game design document do game "Super Cidadão"
Título(s) alternativo(s): Fiscal education as an instrument for the promotion of citizenship: proposition of the game design document of the game “Super Cidadão”
Autor(es): Monsores, Fábio José de Souza
Primeiro Orientador: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee1: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Motta, Gustavo da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Lyyn Ropsalina Gama
Resumo: Em função da demanda por novos recursos de aprendizagem na educação e o interesse das crianças e jovens por jogos eletrônicos, este trabalho apresenta uma proposta de Documento de Game Design (GDD), a ser utilizado para o desenvolvimento de um game com fins educativos, a ser chamado de “Super Cidadão”, direcionado para estudantes, a fim de ser usado nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com o intuito de promover a Cidadania e a Educação Fiscal de forma descomplicada e lúdica. A metodologia utilizada foi a Design Science Research, que embasa e operacionaliza a condução de uma pesquisa focada em desenvolver artefatos que se relacionam com o ambiente no qual funcionam. O GDD produzido foi avaliado positivamente por profissonais das áreas de Desenvolvimento de Games e Educação Fiscal atestando a relevância do artefato na solução do problema para o qual foi criado. A principal contribuição do presente trabalho é oferecer à sociedade a proposta de um espaço de aprendizagem no qual estudantes possam obter valores e conhecimentos sobre a Cidadania, Educação Fiscal e a importância da sua participação na gestão pública do país em que vivem.
Abstract: Due to the demand for new learning resources in education and the interest of children and young people in electronic games, this work presents a proposal for a Game Design Document (GDD), to be used for the development of a game for educational purposes, to be called "Super Citizen", aimed at students, in order to be used in public and private schools throughout Brazil, in order to promote Citizenship and Fiscal Education in an uncomplicated and playful way. The methodology used was Design Science Research, which supports and operationalizes the conduct of research focused on developing artifacts that relate to the environment in which they work. The GDD produced was evaluated positively by professionals from the areas of Game Development and Tax Education attesting the relevance of the artifact in solving the problem for which it was created. The main contribution of the present work is to offer to the society the proposition of a learning space in which students can obtain values and knowledge about fiscal citizenship, fiscal education and the importance of their participation in the public management of the country in which they live.
Palavras-chave: Educação fiscal
Cidadania fiscal
Cidadania
Game com fins educativos
Documento de game design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36690
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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