Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
Otros títulos : Corpo zero: energia e presença na construção do corpo teatral.
Zero body: energy and presence in the construction of the theatrica body,
Cuerpo cero: energia y presencia en la construcción el cuerpo teatral
metadata.dc.creator: Alonso-Aude, Luis
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira Bezerra, Antonia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira Bezerra, Antonia
metadata.dc.contributor.referee2: Amancio Costa, Eliene Benicio
metadata.dc.contributor.referee3: Warburton Campbell, Patrick George
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.
Resumen : This research proposes an ontological study of the theatrical body - corpus sui generis-, from which the whole process of building a scenic poetics is born. This proposal encompasses and frames the notion of corpus Zero, based on the author’s long-term experience of the Training of the multicultural theatre research group The Bridge of Winds, founded by Danish actress Iben Nagel Rasmussen of Odin Teatret, which is articulated through the recording and analysis of the group's practices. corpus Zero acts as an analogy for the territory in which the immanence of the living human body is located, and for how this primeval body functions as the locus that the actor appropriates to build a poetic state of being. To this end, the concept of energy is analysed in depth, through connections to the hard sciences, phenomenology, philosophy and the theory of artistic analysis and production, in order to investigate how this corpus Zero can be recognised and cultivated. In terms of this process of cultivation, energy is related to effort, it is movement, and (embodied) knowledge, which enhances the presence of the actor's body, transforming it into a poetic entity.
Palabras clave : energia
corpo teatral
corpo Zero
presença
corpo poético
Training
Ponte dos Ventos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citación : O que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen.
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
Fecha de publicación : 21-dic-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdfO presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.11,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons