Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | santosbarros, Alcinéia Soares dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T12:35:50Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T12:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36653 | - |
dc.description.abstract | The present study investigates the protagonism of women who occupy the role of
masters of Afrodiasporic Popular Dances, emphasizing their place of speech,
understood here as the awareness of the role of women in their struggles and
agendas within the social debate. This research aims at discussing gender relations
in the context of popular culture, starting from the questioning of the reduced number
of masters in folguedos and other popular cultural manifestations in the field of dance
and the feminist provocations proposed by the interlocutor masters, Janja, precursor
of Angoleiro feminism, and Mestra Joana, precursor of feminism in Maracatu do
Baque Virado. The theoretical and methodological referential of the research is
based on ethnographic studies and netnography, aiming to cover the exploratory
nature of the research. The proposed studies are based on the epistemologies of
Popular Culture, understood as a space of production of knowledge and actions of
the popular classes in Brazil, composed mostly by a black population. The gender
relations presented in this research are conducted from the perspective of Black
feminism, recognizing the interconnections between race, class, gender, thus, the
present study embraces intersectional studies. It is hoped with this research to foster
the debate in favor of women's participation in the candidacy for the post of master,
and to emphasize their contribution in cultural activism, aiming to diminish the effects
of the lack or non-management of public policies in the cultural sector and other
social areas. Highlighting the role of women as masters in this struggle is extremely
relevant, due to the legacy that will be passed on to future generations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Lugar de Fala | pt_BR |
dc.subject | Sexismo na Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Mulher na cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Maracatu | pt_BR |
dc.subject.other | Popular Dances | pt_BR |
dc.subject.other | Mistresses Speech Place | pt_BR |
dc.subject.other | Sexism in Capoeira | pt_BR |
dc.subject.other | Angoleiras Women | pt_BR |
dc.title | O lugar de fala das mestras: espaços de experiência social, temporal, simbólica e de resistência artística | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paixão, Maria de Lurdes Barros da | - |
dc.contributor.referee1 | Paixão, Maria de Lurdes da | - |
dc.contributor.referee2 | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Inaycira Falcão dos | - |
dc.creator.Lattes | 03AFY_a8WE5jHocwXAzDPy86UmZjrXSg1bJPUrZtXBhGN4FFG4VcJF1C2D46aPWRwS41t62F6hsle7DUaVHWOZXV5SK6vBXdFl2O0QlHRQMoNWNBtKznOwzIdWyQ6mPrm256TdOQmKNeLQNhi9_JTZnLU6hk93GPDGRjH5kYL6 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se propõe a abordar o protagonismo de mulheres que ocupam o
papel de mestras das Danças Populares Afrodiaspóricas, enfatizando seu lugar de
fala, entendido aqui como a tomada de consciência do papel dos sujeitos nas lutas,
se protagonista ou coadjuvante no âmbito do debate social. Trata-se de uma
pesquisa destinada a discutir as relações de gênero no contexto da cultura popular a
partir do questionamento do número reduzido de mestras nos folguedos e demais
manifestações culturais populares no âmbito da Dança e das provocações
feministas propostas pelas mestras interlocutoras, Janja, precursora do feminismo
angoleiro e Mestra Joana precursora do Movimento feministas do Baque Virado. O
referencial teórico-metodológico da pesquisa tem como bases os estudos
etnográficos e a netnografia, visando abarcar o caráter exploratório da pesquisa. Os
estudos propostos se assentam nas epistemologias da Cultura Popular,
compreendida como um espaço de produção de saberes e fazeres das classes
populares no Brasil, composta majoritariamente por uma população negra. As
relações de gênero apresentadas nesta pesquisa são conduzidas a partir da
perspectiva do feminismo negro, reconhecendo as interconexões entre raça, classe,
gênero, assim, o presente estudo abarca os estudos interseccionais. Espera-se com
essa pesquisa fomentar o debate a favor da participação de mulheres na
candidatura ao posto de mestra, e enfatizar sua contribuição no ativismo cultural,
visando diminuir os efeitos da falta ou não gerenciamento das políticas públicas no
setor cultural e demais áreas sociais. Ressaltar o papel das mestras nesse embate é
de extrema relevância, em virtude do legado que será transmitido às gerações
futuras. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|