Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36608
Tipo: Tese
Título: Ecologia cognitiva da extensão universitária: encontro, diálogo e colaboração
Autor(es): Castro, Maria Celeste Souza de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Silvar Ribeiro
Segundo Orientador: Rocha, José Claúdio
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Olgamir Amancia
metadata.dc.contributor.referee2: Alonso, Katia Morosov
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, José Claudio
metadata.dc.contributor.referee4: Galeffi, Dante Augusto
metadata.dc.contributor.referee5: Ribeiro, Silvar Ferreira
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a ecologia da extensão universitária. Parte do princípio constitucional que orienta as funções da universidade: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Traz a ideia de ecologia cognitiva para conceber a extensão como princípio formativo que possibilita interações entre sujeitos, entre mecanismos institucionais que direcionam as ações no campo da universidade e da escola e entre as funções da universidade. Considerando a articulação da extensão com as políticas públicas e sendo essas muito amplas, definimos como escopo central a atuação junto ao sistema de ensino público. Partimos da hipótese de que as ações interinstitucionais que são construídas a partir de um movimento dialógico-colaborativo entre universidade e escola potencializam ações da extensão universitária com o ensino e com a pesquisa e possibilitam uma formação teórico- prática humanística, o que, consequentemente, amplia o universo de referência dos estudantes envolvidos. A pesquisa se sustenta no pressuposto de que, com a articulação de políticas institucionais, é possível transpor o caráter eventual e assistencial das ações de extensão. Com isso, é possível um movimento colaborativo e, assim, as questões pedagógicas, sociais, éticas e ambientais passam a fazer parte de todo o processo formativo. Nesse formato, é possível extrapolar a dualidade teoria-prática e romper padrões disciplinares das ações. A questão que se busca responder nesta pesquisa é: como, pela extensão, pode ser possível um encontro dialógico-colaborativo entre a universidade e a escola pública que possibilite ampliar a potencialidade das ações e do universo de referência dos estudantes envolvidos? Para encontrar respostas, definiu-se como objetivo geral construir uma ecologia cognitiva da extensão, a partir de um encontro dialógico-colaborativo com a escola pública realizando três estudos, dois teóricos e um empírico. O primeiro é uma pesquisa bibliográfica que revela a produção do conhecimento sobre o tema, presente em teses, dissertações e artigos científicos. O segundo é uma pesquisa documental sobre princípios da extensão nas políticas de formação de professores, articulando os eixos que orientam a formação inicial e continuada às diretrizes da extensão universitária. O terceiro, de caráter empírico, dá-se no chão da escola, realizado numa perspectiva dialógico-colaborativa, com o objetivo de identificar o impacto das ações na formação dos estudantes envolvidos. Nessa construção, perpassa a perspectiva teórica da epistemologia do encontro, amparada em Paulo Freire e em Boaventura de Sousa Santos. Considerando a ideia de um tecido, em que os fios e as pontas são heterogêneos, mas devem ser vistos interconectados, utilizamos como abordagem metodológica a multirreferencialidade, por reconhecer que, para apreender o objeto, faz-se necessária uma leitura plural, com diferentes ângulos de análise. Esse movimento possibilita assumir o formato multipaper. Os três estudos dialogam com a linha de pesquisa a que este trabalho está vinculado – Difusão do Conhecimento, Sistematização e Representação do Conhecimento – e com as categorias do encontro e da colaboração. São tecidos em um entrelace de fios e pontos e dão forma ao quarto capítulo da pesquisa, no qual será apresentada uma modelagem, em um encontro dialógico-colaborativo para as ações de extensão no contexto da formação de professores de Ciências e Matemática.
Abstract: The object of this research is the ecology of university extension. It starts from the constitutional principle that guides the functions of the university: the inseparability between teaching, research and extension. It brings the idea of cognitive ecology to conceive the extension as a formative principle that enables interactions between subjects, between institutional mechanisms that direct the actions in the field of university and school and between the functions of the university. Considering the articulation between extension and public policies, and considering that these are very broad, we have defined as central scope the action with the public education system. We start from the hypothesis that inter-institutional actions that are built from a dialogic-collaborative movement between university and school potentialize university extension actions with teaching and research and enable a humanistic theoretical and practical training, which, consequently, expands the reference universe of the students involved. The research is based on the assumption that, with the articulation of institutional policies, it is possible to overcome the eventual and assistential character of the extension actions. With this, a collaborative movement is possible and, thus, pedagogical, social, ethical and environmental issues become part of the entire educational process. In this format, it is possible to extrapolate the theory-practice duality and break the disciplinary patterns of the actions. The question this research seeks to answer is: how can a dialogical-collaborative encounter between the university and the public school be possible through the extension program that makes it possible to expand the potentiality of the actions and the reference universe of the students involved? To find answers, it was defined as a general objective to build a cognitive ecology of extension, from a dialogical-collaborative encounter with the public school by carrying out three studies, two theoretical and one empirical. The first is a bibliographical research that reveals the production of knowledge on the theme, present in theses, dissertations and scientific articles. The second is a documentary research on the principles of extension in teacher education policies, articulating the axes that guide the initial and continuing education to the guidelines of university extension. The third, of an empirical nature, takes place on the school ground, carried out in a dialogic- collaborative perspective, with the objective of identifying the impact of the actions on the formation of the students involved. In this construction, the theoretical perspective of the epistemology of encounter, supported by Paulo Freire and Boaventura de Sousa Santos, is used. Considering the idea of a fabric, in which the threads and ends are heterogeneous, but should be seen as interconnected, we used as methodological approach the multi-referentiality, by recognizing that, in order to grasp the object, it is necessary to have a plural reading, with different angles of analysis. This movement makes it possible to assume the multipaper format. The three studies dialogue with the line of research to which this work is linked - Knowledge Diffusion, Systematization, and Knowledge Representation - and with the categories of encounter and collaboration. They are woven in an interweaving of threads and stitches and shape the fourth chapter of the research, in which a modeling will be presented in a dialogic-collaborative encounter for extension actions in the context of science and mathematics teacher training.
Palavras-chave: Extensão universitária
Ecologia cognitiva
Encontro
Diálogo
Colaboração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
Citação: Castro, Maria Celeste Souza de. Ecologia cognitiva da extensão universitária:encontro, diálogo e colaboração. Tese(Doutorado em Difusão do Conhecimento-Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento, Salvador , 2022
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36608
Data do documento: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE P RI Documento de mariaccastro.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons