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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação popular, ciências humanas e o trabalho de extensão com agentes de movimentos sociais
Autor(es): Mogilka, Maurício
Resumo: Este artigo apresenta as características, a base teórica, os objetivos, a metodologia e alguns resultados do projeto de extensão “Educação, teorias críticas e processos emancipatórios”, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia entre 2015 e 2021, na cidade de Salvador. O artigo mostra como o projeto estabeleceu, junto com os agentes sociais, as relações entre as ciências humanas e a educação popular; bem como mostra o valor das ciências humanas para os movimentos sociais, especialmente neste momento de luta contra a hegemonia fascista. O artigo tenta mostrar a urgência de se desenvolver com mais vigor atitudes, reflexões e prática mais complexas, pois enfrentamentos unidirecionais e simplistas têm sido absorvidos pelo sistema dominante, tanto em governos neoliberais como fascistas. O projeto se inspirou teoricamente no humanismo crítico, conforme aqui como uma grande abordagem e não como teoria específica. Dentro desta abordagem geral, a principal referência teórico-metodológica usada neste projeto de extensão foram as teorias latino-americanas da libertação. Como resultados qualitativos, o artigo apresenta as reflexões, desenvolvidas ao longo do projeto, sobre os conceitos de conhecimento, realidade, espiritualidade e democracia participativa.
Abstract: This article presents the characteristics, theoretical basis, objectives, methodology and some re-sults of the extension project “Education, critical theories and emancipatory processes”, develo-ped at the Federal University of Bahia between 2015 and 2021, in the city of Salvador. The article shows how the project established, together with social agents, the relationships between the human sciences and popular education; as well as showing the value of the human sciences for social movements, especially in this moment of struggle against fascist hegemony. The article tries to show the urgency of developing more complex attitudes, reflections and practices with more vigor, as unidirectional and simplistic confrontations have been absorbed by the dominant sys-tem, both in neoliberal and fascist governments. The project was theoretically inspired by critical humanism, as a broad approach rather than a specific theory. Within this general approach, the main theoretical-methodological reference used in this extension project was the Latin American theories of liberation. As qualitative results, the article presents the reflections, developed throu-ghout the project,’ on the concepts of knowledge, reality, spirituality and participatory democracy.
Palavras-chave: extensão
extrema-direita
complexidade
CNPq: educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Sigla da Instituição: UFRB
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36598
Data do documento: 2022
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