Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36591
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Se for, vá na paz”: uma análise de comentários cinéfilos da rede social "Filmow" sobre o filme‘Bacurau'
Autor(es): Brito, Yasmin Cade de Sena
Primeiro Orientador: Gomes, Regina
Resumo: A proposta deste trabalho é realizar um estudo dos vestígios de recepção deixados por cibercinéfilos, usuários da rede social brasileira ‘Filmow’, no intuito de encontrar os principais efeitos e impressões que o filme ‘Bacurau’ (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles,suscitou nesse recorte de audiência. A maneira como esses registros foram realizados também é considerada na pesquisa, que usa de categorias de análise para realizar a identificação e agrupamento dos comentários cinéfilos. Para construir as bases do estudo, é feita uma breve revisão de literatura sobre os campos da Recepção Fílmica e da Crítica Cinematográfica. Em seguida, a discussão é ampliada ao explorar o conceito de vestígios de recepção e ao relacioná- lo com a diversificação dos modos de registro de opinião sobre cinema no ambiente digital. Ademais, é feita uma apresentação do filme 'Bacurau' e das visões dos seus diretores sobre a obra, além de uma contextualização da situação sócio-política que o Brasil vivia em 2019, época em que o filme foi lançado. Por último, os resultados da pesquisa, desenvolvida através do método interdisciplinar, são apresentados e analisados a fim de entender quais foram os elementos-chave na formatação da opinião desses comentaristas a respeito do filme.
Palavras-chave: Bacurau
Cibercinefilia
Cinema
Comentários Cinéfilos
Filmow
Recepção Fílmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36591
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Se for, vá na paz - TCC de Yasmin Cade de Sena Brito - FACOM-UFBA - Yasmin Cade de Sena Brito.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.