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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespos
Título(s) alternativo(s): Effecting law 10.639/2003 in chemistry teaching: proposal of didactic mediation with the theme curly hair
Autor(es): Silva, Elton Bernardo Santos da
Primeiro Orientador: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Katemari Diogo da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Carlos Daniel Silva da
Resumo: Instrumento de reconhecimento da importância do estudo da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as áreas do conhecimento, a Lei 10.639/2003, quando, seriamente cumprida, traz indagações teóricas, políticas e metodológicas para o ambiente escolar ao questionar o modelo branco de agir-pensar na educação formal básica. A aplicabilidade da lei em questão se mostra negligenciada, tendo como uma das justificativas, a ausência de materiais didáticos orientadores de práticas pedagógicas compromissadas com as diferenças étnico raciais. Dessa forma, o presente trabalho consiste em aplicar a Lei 10.639 no ensino de química por meio da elaboração de uma proposta didática (sequência didática) para ser trabalhada no ensino do conteúdo químico interação interpartículas ou intermoleculares com a temática cabelos crespos. Sendo o multiculturalismo o referencial teórico orientador do fazer pedagógico.
Abstract: Instrument of recognition of the importance of the study of African history and culture and Afro-Brazilian culture in all areas of knowledge, Law 10.639/2003, when, seriously fulfilled, brings theoretical, political and methodological questions for the school environment to the question the white model of acting-thinking in basic formal education. The applicability of the law in question is shown to be neglected, having as one of the justifications, the absence of didactic materials guiding pedagogical practices committed to the racial ethnic differences. Thus, the present work consists of applying the Law 10,639 in teaching chemistry through the elaboration of a didactic proposal (sequence didactic) to be worked on in the teaching of chemical content interparticle interaction or intermolecular with the curly hair theme. Since multiculturalism is the benchmark guiding theory of pedagogical practice.
Palavras-chave: Lei 10.639
Identidade Negra
Cabelos Crespos
Ensino de Química
Didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Química
Citação: SILVA, Elton Bernardo Santos da. Efetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespos. 2017. 77 f. TCC (Graduação em Química) Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2017.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573
Data do documento: 5-Set-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

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