Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elton Bernardo Santos da-
dc.date.accessioned2023-02-01T11:16:08Z-
dc.date.available2023-02-01T11:16:08Z-
dc.date.issued2017-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Elton Bernardo Santos da. Efetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespos. 2017. 77 f. TCC (Graduação em Química) Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573-
dc.description.abstractInstrument of recognition of the importance of the study of African history and culture and Afro-Brazilian culture in all areas of knowledge, Law 10.639/2003, when, seriously fulfilled, brings theoretical, political and methodological questions for the school environment to the question the white model of acting-thinking in basic formal education. The applicability of the law in question is shown to be neglected, having as one of the justifications, the absence of didactic materials guiding pedagogical practices committed to the racial ethnic differences. Thus, the present work consists of applying the Law 10,639 in teaching chemistry through the elaboration of a didactic proposal (sequence didactic) to be worked on in the teaching of chemical content interparticle interaction or intermolecular with the curly hair theme. Since multiculturalism is the benchmark guiding theory of pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectCabelos Crespospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subject.otherLaw 10.639pt_BR
dc.subject.otherBlack Identitypt_BR
dc.subject.otherCurly Hairpt_BR
dc.subject.otherChemistry teaching |pt_BR
dc.subject.otherDidaticpt_BR
dc.titleEfetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespospt_BR
dc.title.alternativeEffecting law 10.639/2003 in chemistry teaching: proposal of didactic mediation with the theme curly hairpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.advisor1ID0000-0001-6899-8485pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.referee1ID0000-0001-6899-8485pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.referee2ID0000-0002-0539-4104pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carlos Daniel Silva da-
dc.description.resumoInstrumento de reconhecimento da importância do estudo da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as áreas do conhecimento, a Lei 10.639/2003, quando, seriamente cumprida, traz indagações teóricas, políticas e metodológicas para o ambiente escolar ao questionar o modelo branco de agir-pensar na educação formal básica. A aplicabilidade da lei em questão se mostra negligenciada, tendo como uma das justificativas, a ausência de materiais didáticos orientadores de práticas pedagógicas compromissadas com as diferenças étnico raciais. Dessa forma, o presente trabalho consiste em aplicar a Lei 10.639 no ensino de química por meio da elaboração de uma proposta didática (sequência didática) para ser trabalhada no ensino do conteúdo químico interação interpartículas ou intermoleculares com a temática cabelos crespos. Sendo o multiculturalismo o referencial teórico orientador do fazer pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- corrigido.finallllp.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Elton Bernardo Santos da Silva1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons