Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36571
metadata.dc.type: Tese
Título : INICIAÇÃO TEATRAL EM TEMPOS DE CRISE DA DEMOCRACIA NO BRASIL: A criação e a direção colaborativa como percurso artístico-pedagógico para a formação nos anos finais da educação básica
Otros títulos : Theatrical initiation in times of crisis of democracy in Brazil: creation and collaborative direction as an artistic-pedagogical path for training in the final years of basic education.
Iniciación teatral en tiempos de crisis de la democracia en Brasil: creación y dirección colaborativa como camino artístico-pedagógico para la formación en los últimos años de la educación básica.
metadata.dc.creator: GIMMLER NETTO, Maria Amélia
metadata.dc.contributor.advisor1: MACHADO SANTOS, Gláucio
metadata.dc.contributor.referee1: Machado Santos, Gláucio
metadata.dc.contributor.referee2: Salume Mendonça, Célida
metadata.dc.contributor.referee3: Dal Gallo, Fabio
metadata.dc.contributor.referee4: Janiaski Vale , Flávia
metadata.dc.contributor.referee5: Schneider Alcure, Adriana
metadata.dc.description.resumo: A presente tese trata de práticas de criação colaborativa e direção teatral voltadas para a iniciação teatral. O texto apresenta aspectos autobiográficos da trajetória artística da autora, as questões iniciais que moveram a investigação e a escolha metodológica da prática como pesquisa em artes. Experiências pregressas da autora na direção teatral fundamentam a discussão sobre o uso do termo criação colaborativa e direção rotativa de cenas. A direção teatral é problematizada a partir do trabalho de três diretoras da contemporaneidade, Mnouchkine, Bogart, Jatahy. São trazidas referências do campo da pedagogia teatral como o Jogo de aprendizagem brechtiano, o Drama como método de ensino e a noção de Diretor Pedagogo, respectivamente referenciados por Koudela, Cabral, Knébel e Haderchpek. A composição do pensamento crítico e a educação dialógica são abordadas a partir de aspectos da crise democrática brasileira, do enfraquecimento do debate de ideias, do empobrecimento da comunicação social e do cerceamento à liberdade de cátedra. Aspectos como diversidades culturais, copresença de saberes e colaboração são abordados pela autora em diálogo com Freire, hooks e Souza Santos. São apresentados e analisados dois laboratórios de criação colaborativa de cenas, ambos realizados na cidade de Pelotas/RS em 2018, sendo um na educação básica e um no ensino superior. Aprender a observar, imaginar, agir e avaliar colaborativamente foram aspectos experimentados pelos colaboradores nos laboratórios e depois descritos e analisados pela autora. A defesa da iniciação ao teatro em tempos de crise da democracia apoia-se na noção de democratização do conhecimento e da cultura, na problematização das autorias e coautorias, em diálogo com Chauí, Souza Santos, Brecht, Boal, Cornago, Saumell. Por fim a autora defende a necessidade do avanço das práticas teatrais de criação e direção colaborativa como percurso artístico-pedagógico para a formação nos anos finais da educação básica brasileira.
Resumen : This PhD thesis explores the practices of collaborative creation and stage direction oriented toward theatrical initiation. The dissertation includes autobiographical elements of the author's artistic trajectory, the initial research questions, and the methodological selection of the practice as a research approach in the field of art. The author's previous experiences in stage direction support the discussion on the use of the term collaborative creation and rotating scene direction. Stage direction is understood according to the work of three contemporary directors: Mnouchkine, Bogart, and Jatahy. The dissertation also draws from scholarship on theatrical pedagogy, paying special attention to Brecht's Learn Games, the Process Drama and the notion of Pedagogue-Director, according to Koudela, Cabral, Knébel and Haderchpek. The composition of critical thinking and dialogic education is approached from aspects of the Brazilian democratic crisis, the undermining of the debate, the degradation of social communication, and the restriction of academic freedom. The author addresses different aspects such as cultural diversity, and the co-presence of knowledge and collaboration in dialogue with Freire, hooks, and Souza Santos. The work offers and analyzes two collaborative laboratories for stage creation carried out in the city of Pelotas/RS in 2018, one in basic education and another in higher education. The members of the laboratories learnt how to observe, imagine, act and evaluate collaboratively, as the author describes and analyzes in the PhD work. The defense of the theatrical initiation in a period of democratic crisis is based on the notion of democratization of knowledge and culture, but also on the problem of authorship and co authorship, in dialogue with Chauí, Souza Santos, Brecht, Boal, Cornago and Saumell. Finally, the author defends the need of promoting theatrical practices of creation and collaborative direction as an artistic-pedagogical way for training in the last years of basic Brazilian education.
Palabras clave : iniciação teatral
criação colaborativa
direção teatral
crise da democracia
educação básica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36571
Fecha de publicación : 1-ago-2022
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VersãoFinalTESE_MariaAmeliaGimmlerNetto.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons