Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Danielle Queirós dos-
dc.date.accessioned2023-01-30T11:03:46Z-
dc.date.available2023-01-30T11:03:46Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Queirós. Contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36568-
dc.description.abstractThis study presents the results of a research that aimed to understand the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) for the initial teacher training of students of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Bahia. The study was based on the contributions of Verônica Almeida (2010), ngela Portelinha, Egeslaine de Nez and Luciane Bordignon (2020), João Francisco Duarte Júnior (2000), Miguel Araújo (2008; 2009), Paola Zordan and Verônica Almeida (2020) , Roseli de Sá and Verônica Almeida (2020), Cilene Canda and Verônica Almeida (2018), Camila Santana and Kathia Marise Sales (2020), Dermeval Saviani (2009) and other authors who discuss teacher training, education sensitive, education in the period of the Covid-19 pandemic and the PRP. As a methodological route, a basic, exploratory and documentary research was carried out, assuming a qualitative approach with a phenomenological basis. As a procedure, a questionnaire was used, in digital format, sent to residents who had graduated from the PRP, public notice n. 1/2020. The results found reveal that residents built knowledge within the scope of knowledge, know-how and know-how, which had a relevant impact on their training paths, even in a pandemic context. They also point out reverberations of training experiences in different spheres of life, even after the closure of the Program's activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectEducação Sensívelpt_BR
dc.subject.otherPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subject.otherTeacher trainingpt_BR
dc.subject.otherKnowledgept_BR
dc.subject.otherSensitive Educationpt_BR
dc.titleContribuições do Programa residência pedagógica para formação de estudantes do curso de Licenciatura em pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeContributions of the pedagogical residence Program for training students in the degree in pedagogy coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Verônica Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703382988866944pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Verônica Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703382988866944pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8225219862346307pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Andrea Barros Daltro de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309244552278701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6404616626363487pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia. O estudo se baseou nas contribuições de Verônica Almeida (2010), ngela Portelinha, Egeslaine de Nez e Luciane Bordignon (2020), João Francisco Duarte Júnior (2000), Miguel Araújo (2008; 2009), Paola Zordan e Verônica Almeida (2020), Roseli de Sá e Verônica Almeida (2020), Cilene Canda e Verônica Almeida (2018), Camila Santana e Kathia Marise Sales (2020), Dermeval Saviani (2009) e outros/as autores/as que discutem a formação docente, a educação sensível, a educação no período da pandemia de Covid-19 e o PRP. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa básica, exploratória e documental, assumindo uma abordagem qualitativa de base fenomenológica. Como procedimento foi utilizado um questionário, em formato digital, enviado a residentes egressos/as do PRP, Edital n. 1/2020. Os resultados encontrados revelam que os/as residentes construíram saberes no âmbito do saber, do saber-fazer e do saber-ser que trouxeram impacto relevante nos seus percursos formativos, ainda que em um contexto pandêmico. Apontam, também, reverberações das experiências de formação em diversas esferas da vida, mesmo após o encerramento das atividades do Programa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons