Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafaella Samai Pimentel de Sá da-
dc.date.accessioned2023-01-17T09:40:08Z-
dc.date.available2023-01-17T09:40:08Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36505-
dc.description.abstractFairy tales have been consolidated over the centuries and continue to enchant and teach people from different cultures, generations and times. These stories were formed over a long period of time under the influence of different cultures, initially being exclusively part of the oral tradition. Charles Perrault, Hans Cristian Andersen and the Brothers Grimm are cited as the main compilers and storytellers. However, it should be noted that several women were also historically involved in the process of storytelling and writing of fairy tales and the Precious movement, which was composed by a group of women writers in France in the 17th and 18th centuries, offers rich contributions to the understanding of this theme. Based on the need to understand the space that these women occupied in the process of constitution and socialization of fairy tales, a bibliographical, qualitative and exploratory research was developed. The discussion was based on the theoretical support of several authors, among them: Ventura (2019) Warner (1999) and Perrot (2019). This discussion has a great relevance in contemporary times because it exposes the historical silencing imposed on women and values their important contribution to the consolidation of tales, as always.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectAs preciosaspt_BR
dc.subjectAs preciosas (Movimento)pt_BR
dc.subjectEscritoraspt_BR
dc.subject.otherFairy talept_BR
dc.subject.otherWomenpt_BR
dc.subject.otherThe Preciouspt_BR
dc.titleAs preciosas e a constituição de autoria feminina dos contos de fadas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1Arapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.advisor1Lattes//lattes.cnpq.br/0790820009706224pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Giselly Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0406565472959640pt_BR
dc.contributor.referee2Apoema, Keu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5967405653195713pt_BR
dc.contributor.referee3Arapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790820009706224pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257314696209856pt_BR
dc.description.resumoOs contos de fadas se consolidaram ao longo dos séculos e permanecem encantando e ensinando pessoas de diferentes culturas, gerações e épocas. Essas histórias se formaram dentro de um grande intervalo de tempo sob a influência de diferentes culturas, inicialmente fazendo parte exclusivamente da tradição oral. Charles Perrault, Hans Cristian Andersen e os Irmãos Grimm são apontados como os principais compiladores e contadores de histórias. Entretanto, cabe destacar que diversas mulheres também estiveram historicamente envolvidas no processo de contação e escrita de contos de fadas e o movimento das Preciosas, que foi composto por um grupo de mulheres escritoras na França nos séculos XVII e XVIII, oferece ricas contribuições para o entendimento dessa temática. Partindo da necessidade de entender quais foram os espaços que essas mulheres ocuparam no processo de constituição e socialização dos contos de fadas, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. A discussão foi realizada com base no suporte teórico de diversos autores, entre eles: Ventura (2019), Warner (1999) e Perrot (2019). Essa discussão se impõe na contemporaneidade porque expõe o silenciamento histórico imposto à mulher e valoriza a sua importante contribuição na consolidação dos contos, desde sempre.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons