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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As relações entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica: efeitos na leitura de criança com queixas escolares
metadata.dc.creator: Giovanna, Santos Martinez
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Elaine Cristina de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elaine Cristina de
metadata.dc.contributor.referee2: Danielle, Pinheiro Carvalho Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Marcus Vinicius Borges
metadata.dc.description.resumo: A prática de leitura é trazida por Indursky (2010), como uma prática que permite tocar e discutir o texto, não havendo leitura única para um texto, e isso permite ao sujeito-leitor a transformação em um sujeito crítico e o conduz a assumir seu lugar de autoria. Ao compreender a leitura a partir desta perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender e analisar a relação entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica na leitura oral de uma criança com queixa escolar. Trata-se de um estudo de caso cujo método se caracteriza como descritivo, de corte transversal e base qualitativa. Este estudo foi realizado com uma criança selecionada por apresentar queixas de dificuldades de leitura pela família, professor e profissional de saúde, regularmente matriculada no Ensino Fundamental II, de uma escola pública de Salvador, cursando o 6º ano, no ano de 2022. A coleta de dados foi realizada no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF) da Universidade Federal da Bahia, local no qual a criança se encontra em atendimento. Para a coleta de dados, foram propostas diversas atividades de leitura oral, sendo a escolhida para este trabalho a leitura de uma fábula. A análise de dados nos permitiu observar que a criança consegue realizar a leitura da maioria das sílabas com coda silábica. É notável, também, que durante o processo de leitura da sílaba ela omite a coda silábica para então reformular e chegar a leitura correta da palavra. É esperado que esse estudo auxilie a compreender quais aspectos linguísticos podem estar envolvidos na leitura de palavras com coda silábica realizada por crianças com dificuldades.
Keywords: Leitura Infantil
Dificuldade de leitura
Coda Silábica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
Citation: MARTINEZ, Giovanna Santos. As relações entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica: efeitos na leitura de criança com queixas escolares. 2022. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36455
Issue Date: 6-Dec-2022
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