Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36448
metadata.dc.type: Tese
Title: Difusão de conhecimentos da organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental: atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a)
Other Titles: Dissemination of knowledge on the organization of schooling in cycles in the early years of elementary school: role of the pedagogical coordinator
metadata.dc.creator: Almeida, Anita dos Reis de
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Ana Maria Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Ana Maria Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Hugo Saba Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Maria de Fátima Hanaque
metadata.dc.contributor.referee4: Novaes, Ivan Luiz
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, José Jackson Reis dos
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, intitulada Difusão de conhecimentos da organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental: atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a), partimos do pressuposto de que o coordenador pedagógico é sujeito de mediação na difusão de conhecimentos estruturantes à atuação da política de ciclos. Dessa forma, objetivamos compreender a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na difusão de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de São Sebastião do Passé- BA. A questão central de pesquisa buscou responder: como o(a) coordenador(a) pedagógico(a) atua na difusão de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de São Sebastião do Passé- BA? A fim de respondermos a esta indagação, realizamos uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, abrangendo o período de 2011 a 2019, tendo como base epistemológica a abordagem histórico-cultural. Quanto aos procedimentos, utilizamos o estudo de caso, o qual possibilitou uma análise do contexto e dos processos envolvidos no objeto em estudo, como também as pesquisas bibliográfica, eletrônica, documental e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os coordenadores(as) pedagógicos(as), gestoras escolares e professoras que atuam no ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino do município de São Sebastião do Passé- BA. No que se referem às técnicas para recolha de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a análise documental e o questionário, delineados em consonância com os objetivos da pesquisa e, como alicerce de sustentação para tratamentos dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, com ênfase nos estudos de Bardin (2011). Assim, os resultados da investigação evidenciaram, conquanto identificadas dificuldades no exercício das atribuições do(a) coordenador(a) pedagógico(a), que este(a) profissional atua como mediador(a) da difusão e construção de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos, por meio da valorização dos saberes dos sujeitos que produzem o cotidiano da escola, da articulação do trabalho colaborativo, da realização de reuniões com as famílias, da formação docente, dos diálogos contínuos com os membros da comunidade escolar, utilizando diferentes procedimentos como a sessão de estudos, a roda de conversa, a devolutiva dos acompanhamentos pedagógicos realizados no âmbito da sala de aula, o incentivo ao compartilhamento de experiências, a escuta atenta, configurando as interações em espaços “ba” físicos e virtuais.
Abstract: In this research, entitled Dissemination of knowledge on the organization of schooling in cycles in the early years of elementary school: role of the pedagogical coordinator, we start from the assumption that the pedagogical coordinator is the subject of mediation in the dissemination of knowledge structuring factors to the performance of the policy of cycles. In this way, we aim to understand the performance of the pedagogical coordinator in the dissemination of knowledge that underlies the organization of schooling in cycles in the early years of elementary school in the municipal teaching network of São Sebastião do Passé-BA. The central research question sought to answer: how does the pedagogical coordinator act in the dissemination of knowledge that underlies the organization of schooling in cycles in the early years of elementary school in the municipal teaching network of São Sebastião do Passé - BA? In order to answer this question, we carried out a quantitative and qualitative research, covering the period from 2011 to 2019, having the historical-cultural approach as an epistemological basis. As for the procedures, we used the case study, which enabled an analysis of the context and processes involved in the object under study, as well as bibliographical, electronic, documental and field research. The subjects of the research were the pedagogical coordinators, school managers and teachers who work in the literacy cycle in the municipal teaching network of the municipality of São Sebastião do Passé-BA. With regard to data collection techniques, we used semi-structured interviews, document analysis and a questionnaire, designed in line with the research objectives and, as a support foundation for data processing, content analysis was used, with emphasis on studies by Bardin (2011). Thus, the results of the investigation showed, although difficulties were identified in the exercise of the attributions of the pedagogical coordinator, that this professional acts as a mediator of the dissemination and construction of knowledge that underlies the organization of schooling in cycles, by valuing the knowledge of the subjects who produce the daily life of the school, articulating collaborative work, holding meetings with families, teacher training, continuous dialogues with members of the school community, using different procedures such as the study session, the conversation circle, feedback on pedagogical accompaniments carried out in the classroom, encouraging the sharing of experiences, attentive listening, configuring interactions in physical and virtual “ba” spaces.
Keywords: Conhecimento e Aprendizagem
Difusão do Conhecimento
Coordenação Pedagógica
Ensino Fundamental
Formação Continuada
Política do ensino fundamental
Organização da escolaridade em ciclos
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
Citation: ALMEIDA, Anita dos Reis de. Difusão de Conhecimentos da Organização da Escolaridade em Ciclos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a). 2022. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36448
Issue Date: 7-Oct-2022
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_ PPGDC_Anita_ Reis_Almeida.pdfTese_PPGDC_Anita_Reis_Almeida3,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.