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Tipo: Dissertação
Título: Vozes sagradas: as resistências de mulheres negras no candomblé da Bahia
Autor(es): SOUZA, Luana Franciele Miranda
Primeiro Orientador: Santos, Leandro de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Leandro de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Denize Almeida
Resumo: Esta dissertação percorre caminhos que conectam a minha experiência enquanto mulher, negra e de espiritualidade afrodiaspórica à trajetória de ativismos protagonizados por mulheres também marcadas por esses três marcadores sociais. A pesquisa emerge em um momento atípico da história da América Latina marcado pela pandemia do novo coronavírus que tem vitimado milhares de brasileiras/os e pelo contexto sócio-político no qual as conquistas das identidades marginalizadas que disputavam, em outrora, espaços de visibilidade nas estruturas da sociedade, retornam às margens no ápice do retrocesso, retomando antigas lutas e abraçando os mesmos objetivos anteriores: manterem-se vivas e vivos enquanto as armas do conservadorismo e da normatividade eurocêntrica seguem apontadas em suas direções. O objetivo central é refletir acerca dos movimentos de resistência performados por mulheres negras do Candomblé da Bahia e seus impactos na cena pública, tendo como referência a Frente Nacional Makota Valdina. A análise parte do pressuposto de que a ancestralidade é o princípio norteador dessas lutas e estratégias de resistência em prol dos direitos religiosos e contra os regimes de opressões articulados em torno da existência feminina negra. Desse modo, a pesquisa foi costurada a partir de linhas teóricas e metodológicas fundamentais para as discussões de raça, gênero e religiosidade enquanto categorias interseccionais.
Abstract: This dissertation walks by paths that connect my experience as black woman and with an aphrodiasporic spirituality, to the trajectory of activism carried out by women who are also marked by these three social markers. The research comes up at an unusual moment in the history of Latin America marked by the pandemic of the new coronavirus, which victimized thousands of Brazilians and by the socio-political context in which the achievements of marginalized identities that once disputed spaces of visibility in society structures, return to the margins at the apex of retrogression, resuming old struggles and embracing the same previous goals: to keep themselves alive and while the weapons of conservatism and Eurocentric normativity continue pointed in their directions. The main objective is to reflect on the resistance movements performed by black women from Candomblé in Bahia and their impact on the public scene, having as reference the Makota Valdina National Front. The analysis starts from the presupposition that ancestry is the guiding principle of these struggles and resistance strategies in favor of religious rights and against the oppressive regimes articulated around the black female existence. Thus, the research was tied up from fundamental theoretical and methodological lines for the discussions of race, gender and religiosity as intersectional categories.
Palavras-chave: Mulher negra
Resistência
Candomblé
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36421
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

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