Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36398
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | La sensación de la favela: a performance latina de Anitta como estratégia de projeção internacional |
Título(s) alternativo(s): | La sensación de la favela: Anitta's latin performance as an international projection strategy La sensación de la favela: la representación latina de Anitta como estrategia de proyección internacional |
Autor(es): | Motta, Catarina Carvalho Ramos Navarro |
Primeiro Orientador: | Gutmann, Juliana Freire |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dias, Morena Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araujo, Sérgio Sobreira |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema central a persona midiática da cantora Anitta e busca investigar os modos como a artista tem se apropriado das convenções de latinidade a partir de sua performance enquanto plano de consolidação no mercado musical latino-americano e global. Espera-se compreender as estratégias de construção de sua imagem internacional com base em uma performance latina associada à brasilidade, em negociação com a cultura pop e o corpo midiático da diva em rede. Neste trabalho foram utilizados os conceitos de performance e videoclipe pós-MTV articulados com as noções de gênero e cena musical. O percurso permitiu a compreensão de como músicas classificadas como pop-periféricas, a exemplo do funk e do reggaeton, se consolidam na indústria musical a partir do espraiamento de conteúdos na ambiência digital, aqui representados pela reforço e pela disrupção de clichês na performance latina de Anitta. |
Abstract: | This paper centers on the brazilian singer Anitta's media persona and aims to investigate the ways in which the artist has appropriated the latinity conventions through her performance as a plan to consolidate herself into both the Latin American and global music markets. It is expected to understand the strategies for building her international image based on latin performances associated with Brazilianness, alongside the concepts of pop culture and the pop diva's media body on the net. In this paper, the concepts of post-MTV performance and music video were used, articulated with the notions of genre and the music scene. This research allowed the understanding of how songs classified as pop-peripheral, such as the brazilian funk and the reggaeton, are consolidated in the music industry by the amount of content that is spread in the digital environment, here represented by the reinforcement and disruption of clichés in Anitta's Latin performance. |
Palavras-chave: | Performance Indústria fonográfica Anitta Videoclipe Latinidade Engajamento em rede |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36398 |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Catarina Carvalho Ramos Navarro Motta.pdf | 22,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.