Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMotta, Catarina Carvalho Ramos Navarro-
dc.date.accessioned2022-12-15T14:10:44Z-
dc.date.available2022-12-15T14:10:44Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36398-
dc.description.abstractThis paper centers on the brazilian singer Anitta's media persona and aims to investigate the ways in which the artist has appropriated the latinity conventions through her performance as a plan to consolidate herself into both the Latin American and global music markets. It is expected to understand the strategies for building her international image based on latin performances associated with Brazilianness, alongside the concepts of pop culture and the pop diva's media body on the net. In this paper, the concepts of post-MTV performance and music video were used, articulated with the notions of genre and the music scene. This research allowed the understanding of how songs classified as pop-peripheral, such as the brazilian funk and the reggaeton, are consolidated in the music industry by the amount of content that is spread in the digital environment, here represented by the reinforcement and disruption of clichés in Anitta's Latin performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.subjectAnittapt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectLatinidadept_BR
dc.subjectEngajamento em redept_BR
dc.subject.otherPerformancept_BR
dc.subject.otherMusic Industrypt_BR
dc.subject.otherAnittapt_BR
dc.subject.otherMusic Videopt_BR
dc.subject.otherLatinitypt_BR
dc.subject.otherNetwork engagementpt_BR
dc.titleLa sensación de la favela: a performance latina de Anitta como estratégia de projeção internacionalpt_BR
dc.title.alternativeLa sensación de la favela: Anitta's latin performance as an international projection strategypt_BR
dc.title.alternativeLa sensación de la favela: la representación latina de Anitta como estrategia de proyección internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Gutmann, Juliana Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1713091767353588pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Morena Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0251848321337083pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Sérgio Sobreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266743285230025pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema central a persona midiática da cantora Anitta e busca investigar os modos como a artista tem se apropriado das convenções de latinidade a partir de sua performance enquanto plano de consolidação no mercado musical latino-americano e global. Espera-se compreender as estratégias de construção de sua imagem internacional com base em uma performance latina associada à brasilidade, em negociação com a cultura pop e o corpo midiático da diva em rede. Neste trabalho foram utilizados os conceitos de performance e videoclipe pós-MTV articulados com as noções de gênero e cena musical. O percurso permitiu a compreensão de como músicas classificadas como pop-periféricas, a exemplo do funk e do reggaeton, se consolidam na indústria musical a partir do espraiamento de conteúdos na ambiência digital, aqui representados pela reforço e pela disrupção de clichês na performance latina de Anitta.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeGraduaçãopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Catarina Carvalho Ramos Navarro Motta.pdf22,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.