Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36392
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto do gênero dos docentes sobre o desempenho de estudantes da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Impact of professors' gender on the performance of students at the Federal University of Bahia
Autor(es): Gonçalves, Beatriz de Oliveira
Primeiro Orientador: Lombardi Filho, Stélio Coêlho
metadata.dc.contributor.referee1: Lombardi Filho, Stélio Coêlho
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rodrigo Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Vinícius de Araújo
Resumo: A participação de mulheres no ensino superior brasileiro tem aumentado nos últimos anos. Entretanto, ainda há uma forte disparidade na composição de gênero dos cursos, principalmente entre os que são STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Tendo isso em vista, o presente trabalho busca analisar o impacto do gênero de role models, na figura de professores, sobre o desempenho dos discentes no primeiro semestre de uma das universidades mais importantes do país, a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa faz uso de dados relativos ao período de 2006 a 2012 e contempla apenas os estudantes calouros, pois, a partir de semestres seguintes, outros fatores, como peer effects e networking, também passam a fazer diferença no desempenho. Na análise, também foi mensurado o efeito do gênero do professor sobre as notas de alunos do mesmo sexo em cursos tradicionalmente dominados pelo sexo oposto. Além disso, foi verificado o impacto do gênero do docente sobre a probabilidade de conclusão do curso. A estratégia empírica adotada consistiu na aplicação de Modelos de Regressão Linear com Efeitos Fixos, a fim de se obter resultados detalhados. Os resultados obtidos indicam que alunos de ambos os sexos obtêm notas maiores em função de docentes do mesmo sexo. Entretanto, não foram obtidos resultados positivos para discentes em cursos dominados pelo sexo oposto, em termos de nota. Verificou-se, por outro lado, que uma maior proporção de professoras nas disciplinas de primeiro semestre aumenta a probabilidade de graduação das alunas em cursos com baixa participação feminina. Conclui-se, portanto, que a hipótese sobre role models é válida, mas é influenciada por outros fatores, relacionados ou não com o gênero dos professores.
Abstract: The share of women in Brazilian higher education has been increasing over the last few years. However, there is still a strong disparity in the gender composition of the courses, especially among STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). With this in mind, this research seeks to analyze the impact of gender role model, in the figure of professors, on the performance of students in the first semester of one of the most important universities in the country, the Federal University of Bahia (UFBA). The research uses data for the period from 2006 to 2012 and includes only freshmen students, since, from the following semesters, other factors, such as peer effects and networking, also start to make a difference in performance. In the analysis, the effect of the professor's gender on the grades of students of the same sex in courses traditionally dominated by the opposite sex was also measured. In addition, the impact of the professor's gender on the probability of completing the course was also verified. The empirical strategy adopted consisted in the application of Linear Regression Models with Fixed Effects, in order to obtain detailed results. The results indicate that students of both sexes earn higher grades due to same-sex professors. However, no positive results were found for students in courses dominated by the opposite sex, in terms of grade. It was verified, on the other hand, that a higher proportion of female professors in the first semester subjects increases the probability of graduation for female students in courses with low female participation. It is concluded, therefore, that the hypothesis about role models is valid, but it is influenced by other factors, related or not to the professor's gender.
Palavras-chave: Economia
Ensino Superior
Gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36392
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz de Oliveira Gonçalves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Beatriz de O. Gonçalves983,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.