Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Beatriz de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-14T15:29:38Z-
dc.date.available2022-12-14T15:29:38Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36392-
dc.description.abstractThe share of women in Brazilian higher education has been increasing over the last few years. However, there is still a strong disparity in the gender composition of the courses, especially among STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). With this in mind, this research seeks to analyze the impact of gender role model, in the figure of professors, on the performance of students in the first semester of one of the most important universities in the country, the Federal University of Bahia (UFBA). The research uses data for the period from 2006 to 2012 and includes only freshmen students, since, from the following semesters, other factors, such as peer effects and networking, also start to make a difference in performance. In the analysis, the effect of the professor's gender on the grades of students of the same sex in courses traditionally dominated by the opposite sex was also measured. In addition, the impact of the professor's gender on the probability of completing the course was also verified. The empirical strategy adopted consisted in the application of Linear Regression Models with Fixed Effects, in order to obtain detailed results. The results indicate that students of both sexes earn higher grades due to same-sex professors. However, no positive results were found for students in courses dominated by the opposite sex, in terms of grade. It was verified, on the other hand, that a higher proportion of female professors in the first semester subjects increases the probability of graduation for female students in courses with low female participation. It is concluded, therefore, that the hypothesis about role models is valid, but it is influenced by other factors, related or not to the professor's gender.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherEconomicspt_BR
dc.subject.otherHigher Educationpt_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.titleImpacto do gênero dos docentes sobre o desempenho de estudantes da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeImpact of professors' gender on the performance of students at the Federal University of Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOSpt_BR
dc.contributor.advisor1Lombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155776394476109pt_BR
dc.contributor.referee1Lombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7753-5351pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155776394476109pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rodrigo Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099704016894579pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Vinícius de Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6904-8721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0926046619682403pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335821770468946pt_BR
dc.description.resumoA participação de mulheres no ensino superior brasileiro tem aumentado nos últimos anos. Entretanto, ainda há uma forte disparidade na composição de gênero dos cursos, principalmente entre os que são STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Tendo isso em vista, o presente trabalho busca analisar o impacto do gênero de role models, na figura de professores, sobre o desempenho dos discentes no primeiro semestre de uma das universidades mais importantes do país, a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa faz uso de dados relativos ao período de 2006 a 2012 e contempla apenas os estudantes calouros, pois, a partir de semestres seguintes, outros fatores, como peer effects e networking, também passam a fazer diferença no desempenho. Na análise, também foi mensurado o efeito do gênero do professor sobre as notas de alunos do mesmo sexo em cursos tradicionalmente dominados pelo sexo oposto. Além disso, foi verificado o impacto do gênero do docente sobre a probabilidade de conclusão do curso. A estratégia empírica adotada consistiu na aplicação de Modelos de Regressão Linear com Efeitos Fixos, a fim de se obter resultados detalhados. Os resultados obtidos indicam que alunos de ambos os sexos obtêm notas maiores em função de docentes do mesmo sexo. Entretanto, não foram obtidos resultados positivos para discentes em cursos dominados pelo sexo oposto, em termos de nota. Verificou-se, por outro lado, que uma maior proporção de professoras nas disciplinas de primeiro semestre aumenta a probabilidade de graduação das alunas em cursos com baixa participação feminina. Conclui-se, portanto, que a hipótese sobre role models é válida, mas é influenciada por outros fatores, relacionados ou não com o gênero dos professores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.relation.referencesADDIS, Adeno. Role models and the politics of recognition. University of Pennsylvania Law Review, v. 144, n. 4, p. 1377–1468, 1996. AL-HUSSAMI, Mahmoud et al. The effects of undergraduate nursing student–faculty interaction outside the classroom on college grade point average. Nurse Education in Practice, v. 11, n. 5, p. 320-326, 2011. BETTINGER, Eric P.; LONG, Bridget T. Do faculty serve as role models? The impact of instructor gender on female students. American Economic Review, v. 95, n. 2, p. 152-157, 2005. CARRELL, Scott E.; PAGE, Marianne E.; WEST, James E. Sex and science: how professor gender perpetuates the gender gap. The Quarterly Journal of Economics, v. 125, n. 3, p. 1101–1144, 2010. GRIFFITH, Amanda L. Faculty gender in the college classroom: does it matter for achievement and major choice?. Southern Economic Journal, v. 81, n. 1, p. 211–231, 2014. HOFFMANN, Florian; OREOPOULOS, Philip. A professor like me the influence of instructor gender on college achievement. Journal of Human Resources, v. 44, n. 2, p. 479-494, 2009. IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/7269. Acesso em: 23 nov. 2022. JOYE, Shauna W.; WILSON, Janie H. Professor Age and Gender Affect Student Perceptions and Grades. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 15, n. 4, p. 126-138, 2015. KARIMI, Saeid et al. Understanding role models and gender influences on entrepreneurial intentions among college students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 204-214, 2013. LAIRD, Alexandra A.; PRONIN, Emily. Professors’ romantic advances undermine students’ academic interest, confidence, and identification. Sex Roles, v. 83, n. 1, p. 1-15, 2020. MOSS-RACUSIN, Corinne A. et al. Science faculty’s subtle gender biases favor male students. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 109, n. 41, p. 16474-16479, 2012. OCDE. Education at a Glance 2019. Paris: OECD Publishing, 2019. PORTER, Catherine; SERRA, Danila. Gender differences in the choice of major: The importance of female role models. American Economic Journal: Applied Economics, v. 12, n. 3, p. 226-54, 2020. PRICE, Joshua. The effect of instructor race and gender on student persistence in STEM fields. Economics of Education Review, v. 29, n. 6, p. 901–910, 2010.SOLANKI, Sabrina M.; XU, Di. Looking beyond academic performance: The influence of instructor gender on student motivation in STEM fields. American Educational Research Journal, v. 55, n. 4, p. 801-835, 2018. STOUT, Jane G. et al. STEMing the tide: using ingroup experts to inoculate women's self-concept in science, technology, engineering, and mathematics (STEM). Journal of Personality and Social Psychology, v. 100, n. 2, p. 255, 2011. WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Econometric analysis of cross section and panel data. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2002. YOUNG, Danielle M. et al. The influence of female role models on women’s implicit science cognitions. Psychology of Women Quarterly, v. 37, n. 3, p. 283-292, 2013.pt_BR
dc.type.degreeGraduaçãopt_BR
dc.publisher.courseCIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz de Oliveira Gonçalves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Beatriz de O. Gonçalves983,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.