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Tipo: Dissertação
Título: Palhaços músicos: a música negra no picadeiro do Brasil
Título(s) alternativo(s): Musician clowns: black music in the Brazilian arena
Clowns musiciens : la musique noire dans l'arène brésilienne
Autor(es): Dias, Maicon Vinícius Pereira
Primeiro Orientador: Brondani, Joice Aglae
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Haderchpek, Robson Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Brondani, Joice Aglae
metadata.dc.contributor.referee2: Haderchpek, Robson Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Reginaldo Carvalho da
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Marcos dos Santos
Resumo: Este trabalho visa dissertar sobre os palhaços músicos no semiárido brasileiro tendo como foco a música negra no picadeiro do Brasil. Como objetivo geral buscou-se saber de que forma se dá a presença da sonoridade musical da cultura negra no picadeiro e como ela contribui para o desenvolvimento e a qualidade artística na cena de palhaços do semiárido brasileiro. Traçamos uma pesquisa bibliográfica à sombra de teóricos estudiosos sobre circo, palhaço e música racializada para contextualizar os circos brasileiros e seus formatos. Identificamos em qual contexto a música e os palhaços-músicos desenvolvem suas habilidades no picadeiro, enfatizando estas presenças por meio dos palhaços-músicos-negros Benjamim de Oliveira, Eduardo das Neves e a palhaço Xamego. A fim de elucidar e negritar tais questões, após a diminuição dos casos do novo Coronavírus e autorização pelos órgãos competentes, partimos para campo para o estudo de caso, tratando primeiro a história do Transmundial Circo, o berço da família que, posteriormente, se dividiu em outros circos: Javem Circo, Circo Coimbra e Circo Estrela, dos quais abordo os palhaços Javem, Sonrisal e Palitinho. No estudo de caso, abordamos os palhaços supracitados que, por meio de entrevista semiestruturada nos revelaram seus processos musicais, bem como as suas trajetórias desde o Transmundial Circo até os dias atuais. Por fim, por meio de uma abordagem qualitativa através de análise do discurso, fizemos o cruzamento das informações no que tange às questões étnico-raciais e em torno de problemáticas acerca do riso, além de firmar o pensamento sonoro negro presente no picadeiro. Neste tocante, a pesquisa torna-se uma forte aliada na luta antirracista através da comicidade, bem como aponta para o pensamento decolonial na musicalidade dos/as palhaço/as. Conclui-se que este trabalho consiste em uma pesquisa política, na qual fundamentamos que a música negra no picadeiro do Brasil encontra-se enviesada pela apropriação cultural que maquia com pancake branco os processos artísticos/culturais do negro, operada pelo sistema estrutural e racista que conduz a indústria fonográfica, nos levando a perceber as sonoridades negras como sendo brancas, partidas de princípios colonialistas.
Abstract: This research aims to discuss the clown musicians from the Brazilian semiarid region, focusing on the black music in the circus of Brazil. The goal was to find out how is the presence of the black music culture in the circus and how it contributes to the development and artistic quality of the scenes of the clown from the Brazilian semiarid region. We did a bibliographical research on the specialized literature about circus, clown and music to put the Brazilian circuses and their formats in context. We identified in which context the music and the clown-musicians develop their skills in the circus, emphasizing these presences through the black clown-musicians Benjamim de Oliveira, Eduardo das Neves and the clown Xamego. In order to elucidate such questions, folowing the drop in the number of cases of the new coronavirus and with the permission of the competent organizations, we set out to field for the case study having as focus the Transmundial Circo, that was splitid into three other circuses: Javem Circo, Circo Coimbra and Circo Estrela. In the case study, we interviwed the clowns: Javem, Sonrisal and Palitinho, who, through a semi-structured interview, revealed their musical processes, as well as their trajectories from the Transmundial Circo to the present day. Finally, by a qualitative approach through discourse analysis, we cross-referenced information regarding ethnic-racial and laughter issues, besides to consolidate the black music thoughts present in the circus. In this regard, the research becomes a strong ally in the anti-racist struggle through comedy, as well as points to decolonial thinking in the musicality of clowns. We concluded that this research is very political, in which we based that the black music in the Brazilian circus is biased by the cultural appropriation that mask with "white pancake" the artistic/cultural processes of the black people, operated by the structural and racist system that drives the phonographic industry, leading us to perceive black music as being white, coming from colonialist principles.
Palavras-chave: palhaços músicos
música negra
circo itinerante
semiárido brasileiro
Música Popular Brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36370
Data do documento: 14-Jul-2022
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