https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36359
Tipo: | Dissertação |
Título: | O estatuto da sensibilidade no processo de atualização intelectiva: a noção de materia causae |
Título(s) alternativo(s): | The statute of sensibillity in the intellectual update process: the notion of materia causae |
Autor(es): | Espirito Santo, Brenda Oliveira do |
Primeiro Orientador: | Silva, Marco Aurélio Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Rodrigo Guerizoli |
metadata.dc.contributor.referee2: | Miquelanti, Roberta Magalhães |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Marco Aurélio Oliveira da |
Resumo: | Esta dissertação tem por escopo expor como Tomás de Aquino qualifica a relação causal entre o conhecimento sensível, especificamente os fantasmas, e a atividade intelectiva ora expressada no conceito de materia causae. Na Summa Theologiae, questão 84, artigo 6, o Aquinate admite o conceito de materia causae em oposição à noção de causa total e perfeita do conhecimento intelectivo como um modo de salvaguradar a máxima de que uma coisa corpórea não pode agir sobre uma incorpórea. Dessa forma, a relaçao entre os fantamas e a atividade intelectiva estabelece um paradoxo quando consideramos a máxima estabelecida pelo Aquinate. Sendo assim, para demonstrar filosoficamente que os fantasmas são a causa do conhecimento intelectivo, analisaremos os comentários de Tomás de Aquino ao livro V da Metafísica de Aristóteles, De Causis e De principiis naturae ad fratrem Sylvestrum, a fim de compreendermos como o Aquinate concebe a noção de causa e seus axiomas. A partir da noção de agente instrumental tratada em De Verit. q. 10, a. 6, ad. 7 e, ademais, da elasticidade que caracteriza a noção de causa no Corpus Thomisticum, é possível afirmar que os fantasmas são a causa do conhecimento sensível sem que a máxima que limita a ação de uma coisa corpórea sobre uma incorpórea seja contradita. |
Abstract: | This dissertation aims to expose how Thomas Aquinas qualifies the causal relationship between sensible knowledge, specifically ghosts, and the intellectual activity now expressed in the concept of materia causae. In the Summa Theologiae, question 84, article 6, Aquinas admits the concept of materia causae in opposition to the notion of total and perfect cause of intellectual knowledge as a way of safeguarding the maxim that a corporeal thing cannot act on an incorporeal thing. Thus, the relationship between phantoms and intellectual activity establishes a paradox when we consider the principle established by Aquinas. Therefore, to philosophically demonstrate that ghosts are the cause of intellectual knowledge, we will analyze Aquinas' comments to book V of Metaphysics by Aristotle, De Causis and De principiis naturae ad fratrem Sylvestrum, in order to understand how Aquinas conceives the notion of cause and its axioms. From the notion of instrumental agent treated in De Verit. q. 10, a. 6, add. 7 and, furthermore, from the elasticity that characterizes the notion of cause in the Corpus Thomisticum, is possible to affirm that ghosts are the cause of sensible knowledge, without contradicting the principle that limits the action of a corporeal thing on an incorporeal thing. |
Palavras-chave: | Materia causae Causalidade Metafísica Epistemologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36359 |
Data do documento: | 17-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cópia de Dissertação_Brenda_Final_repositorio.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.