Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEspirito Santo, Brenda Oliveira do-
dc.date.accessioned2022-12-01T18:41:59Z-
dc.date.available2022-12-01T18:41:59Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36359-
dc.description.abstractThis dissertation aims to expose how Thomas Aquinas qualifies the causal relationship between sensible knowledge, specifically ghosts, and the intellectual activity now expressed in the concept of materia causae. In the Summa Theologiae, question 84, article 6, Aquinas admits the concept of materia causae in opposition to the notion of total and perfect cause of intellectual knowledge as a way of safeguarding the maxim that a corporeal thing cannot act on an incorporeal thing. Thus, the relationship between phantoms and intellectual activity establishes a paradox when we consider the principle established by Aquinas. Therefore, to philosophically demonstrate that ghosts are the cause of intellectual knowledge, we will analyze Aquinas' comments to book V of Metaphysics by Aristotle, De Causis and De principiis naturae ad fratrem Sylvestrum, in order to understand how Aquinas conceives the notion of cause and its axioms. From the notion of instrumental agent treated in De Verit. q. 10, a. 6, add. 7 and, furthermore, from the elasticity that characterizes the notion of cause in the Corpus Thomisticum, is possible to affirm that ghosts are the cause of sensible knowledge, without contradicting the principle that limits the action of a corporeal thing on an incorporeal thing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMateria causaept_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subject.otherMateria causaept_BR
dc.subject.otherMetaphysicspt_BR
dc.subject.otherCausalitypt_BR
dc.subject.otherEpistemologypt_BR
dc.titleO estatuto da sensibilidade no processo de atualização intelectiva: a noção de materia causaept_BR
dc.title.alternativeThe statute of sensibillity in the intellectual update process: the notion of materia causaept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975737116317202pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Rodrigo Guerizoli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077642121445068pt_BR
dc.contributor.referee2Miquelanti, Roberta Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772819258616488pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975737116317202pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6011742363998249pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por escopo expor como Tomás de Aquino qualifica a relação causal entre o conhecimento sensível, especificamente os fantasmas, e a atividade intelectiva ora expressada no conceito de materia causae. Na Summa Theologiae, questão 84, artigo 6, o Aquinate admite o conceito de materia causae em oposição à noção de causa total e perfeita do conhecimento intelectivo como um modo de salvaguradar a máxima de que uma coisa corpórea não pode agir sobre uma incorpórea. Dessa forma, a relaçao entre os fantamas e a atividade intelectiva estabelece um paradoxo quando consideramos a máxima estabelecida pelo Aquinate. Sendo assim, para demonstrar filosoficamente que os fantasmas são a causa do conhecimento intelectivo, analisaremos os comentários de Tomás de Aquino ao livro V da Metafísica de Aristóteles, De Causis e De principiis naturae ad fratrem Sylvestrum, a fim de compreendermos como o Aquinate concebe a noção de causa e seus axiomas. A partir da noção de agente instrumental tratada em De Verit. q. 10, a. 6, ad. 7 e, ademais, da elasticidade que caracteriza a noção de causa no Corpus Thomisticum, é possível afirmar que os fantasmas são a causa do conhecimento sensível sem que a máxima que limita a ação de uma coisa corpórea sobre uma incorpórea seja contradita.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cópia de Dissertação_Brenda_Final_repositorio.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.