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Tipo: Dissertação
Título: Escrita autoral a partir de gêneros orais em sala de ala de aula
Autor(es): Silva, Elisângela de Jesus da
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Souza de
metadata.dc.contributor.referee1: Assumpção, Simone Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alba Valéria Tinoco Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e memorialístico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia e visa refletir sobre o processo de autoformação da professora-pesquisadora, sistematizando em forma do gênero memorial as aprendizagens construídas, à medida que propõe uma sequência didática que tem por objetivo produzir textos na perspectiva da escrita autoral, valorizando a leitura de mundo pautada no letramento como processo sócio-histórico e como prática social, para turmas de 9º ano. A necessidade do ensino da escrita autoral foi observada pela professorapesquisadora a partir do seguinte desafio: unir o interesse dos estudantes em realizar discussões orais com a produção de textos em sala de aula. Diante disso, pretende-se propor um ensino de Língua Portuguesa que proporcione interação em sala de aula, tanto para a troca de saberes relativos à escrita autoral, como para ampliação de práticas de escrita a partir de gêneros orais. Pensando em possibilitar aos alunos uma experiência significativa para sua formação como cidadãos que se apropriam do poder da escrita, é que na sequência didática são propostas rodas de conversas sobre temas elencados pelos próprios alunos. Busca-se, com isso, ouvir os estudantes e levá-los a perceber a sua produção escrita como a oportunidade de se constituírem autores e como um produto de interação entre eles e seus leitores. Tem-se como expectativa o desenvolvimento do continuum oralidade/escrita nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo temáticas sugeridas pelos estudantes, uma vez que eles poderão perceber que têm voz e que são importantes no seu processo de formação. O trabalho está embasado em concepções teóricometodológicas de: língua, gêneros textuais, fala, oralidade e escrita numa visão sócio-cognitivointeracional (MARCUSCHI, 2003; 2008); texto na sala de aula (GERALDI, 2011); autor e autoria (BAKHTIN, 2011); escrita autoral (TFOUNI, 2010; ORLANDI, 2020; BAKTHIN, 2011); letramentos (KLEIMAN, 1995; 2001; 2005) (ROJO, 1995; 2009); gêneros orais e sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010); letramentos sociais (STREET, 2014). Como conclusões, destacam-se os seguintes aspectos: a mudança de olhar da professora pesquisadora para a práxis em sala de aula; o fortalecimento do conceito de letramentos como prática social; a necessidade de ser ou sentir-se professora-autora para ser um exemplo aos estudantes; a importância de considerar as práticas sociais dos estudantes; e o valor do olhar do outro para a construção de uma sequência didática exequível.
Abstract: The present work is a qualitative bibliographic and memorialistic research developed in Professional Master's Degree in Letters at the Federal University of Bahia and aims to reflect on the teacher-researcher's self-training process, systematizing the constructed learning in the form of a memorial genre, as it proposes a didactic sequence that aims to produce texts from the perspective of authorial writing, valuing the reading of the world based on literacy as a socio-historical process and as a social practice, for 9th grade classes. The need for teaching authorial writing was observed by the teacher-researcher based on the following challenge: uniting students' interest in conducting oral discussions with the production of texts in the classroom. Therefore, it is intended to propose a teaching of Portuguese Language that provides interaction in the classroom, both for the exchange of knowledge related to authorial writing, as well as for the expansion of writing practices based on oral genres. Thinking about providing students a significant experience for their formation as citizens who appropriate the power of writing, it is in the didactic sequence that conversation circles are proposed on topics listed by the students themselves. The aim is, therefore, to listen to students and lead them to perceive their written production as an opportunity to become authors and as a product of interaction between them and their readers. The continuous development of orality/writing in Portuguese language classes is expected, involving topics suggested by students, as they will be able to perceive that they have a voice and that they are important in their training process. The work is based on theoretical-methodological conceptions of: language, textual genres, speech, orality and writing in a socio-cognitive-interactional view (MARCUSCHI, 2003; 2008); text in the classroom (GERALDI, 2011); author and authorship (BAKHTIN, 2011); authorial writing (TFOUNI, 2010; ORLANDI, 2020; BAKTHIN, 2011); literacy (KLEIMAN, 1995; 2001; 2005) (ROJO, 1995; 2009); oral genres and didactic sequence (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010); social literacy (STREET, 2014). As conclusions, the following aspects stand out: the change of view of the teacher-researcher to the praxis in the classroom; the strengthening of the concept of literacy as a social practice; the need to be or feel like an author-teacher to be an example to students; the importance of considering student's social practices; and the value of the other's gaze for the construction of a feasible didactic sequence.
Palavras-chave: Língua portugesa - Ensino fundamental
Comunicação oral
Prática de ensino
Escrita - Letramento
Autobiografia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36348
Data do documento: 20-Set-2021
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