Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36320
metadata.dc.type: Dissertação
Title: OLGART: contribuições da dança na formação de sujeitos cidadãos na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo
metadata.dc.creator: Leone, Rita de Cássia Fabris
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Eleonora Campos da Motta
metadata.dc.contributor.referee3: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.description.resumo: A dissertação investiga a seguinte questão: como a disciplina Dança desenvolvida junto ao Grupo OLGART da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo pode contribuir para a formação de sujeitos cidadãos? O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar essas contribuições a partir da experiência de doze anos de serviço prestado ao município de Salvador como docente em Dança. Para tanto, foi construído um percurso metodológico a partir dos elementos estruturantes da prática da Bricolagem, composto pelas seguintes estratégias: a) História de Vida, na qual abordo minha trajetória no ensino público Municipal de Salvador com destaque para o Grupo OLGART; b) Revisão sistemática do conceito de sujeito, tomando como unidade de análise os artigos dos periódicos com qualis A1 e A2 da plataforma SUCUPIRA da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na área de avaliação “Artes”, no período 2015-2020; e finalmente, c) o Método indiciário, para explicitar o lócus de estudo, que permitiu discutir o papel da Dança no ambiente público escolar, através da realização de entrevistas semi-estruturadas junto aos estudantes. Através deste percurso foi verificada a hipótese de que as experiências dos participantes do Grupo OLGART vão além do desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e procedimentais em Dança, e promovem o reconhecimento e valorização de corpos sujeitos, estimulando-os a expressar-se e posicionarem-se diante de temas cotidianos ou emergenciais do entorno onde estão inseridos com confiança. Deste modo, identifico que os participantes exercitam a criatividade, convivência em grupo, capacidade para liderar, aguçando incessantemente a curiosidade e questionamentos nas suas leituras de mundo. A pesquisa confirmou que a participação no Grupo OLGART contribui para o processo de construção da cidadania, permitindo aos estudantes transformar suas realidades, e ao mesmo tempo trazendo à luz das discussões os desafios rotineiros dos docentes no âmbito da educação básica. Finalmente, afirmo através dessa pesquisa que projetos como o Grupo OLGART são ambientes que promovem o diálogo entre Arte e Cultura nas redes públicas de educação.
Abstract: The dissertation investigates the following question: how can the Dance discipline developed with the OLGART Group at Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo contribute to the formation of citizen subjects? The objective of the research was to describe and analyze these contributions from the experience of twelve years of service provided to the city of Salvador as a teacher in Dance. Therefore, a methodological path was built from the structuring elements of DIY practice, consisting of the following strategies: a) History of Life, in which I address my trajectory in public education in Salvador, highlighting the OLGART Group; b) Systematic review of the concept of subject, taking as the unit of analysis the articles from periodicals with qualis A1 and A2 from the SUCUPIRA platform of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in the “Arts” evaluation area, in the period 2015-2020; and finally, c) the evidential method, to explain the locus of study, which allowed the discussion of the role of Dance in the public school environment, through semi-structured interviews with students. Through this route, the hypothesis was verified that the experiences of the participants of the OLGART Group go beyond the development of technical and procedural skills and competences in Dance, and promote the recognition and appreciation of subject bodies, encouraging them to express themselves and position themselves. whether faced with daily or emergency issues of the surroundings where they are inserted with confidence. In this way, I identify that the participants exercise creativity, coexistence in groups, the ability to lead, incessantly sharpening curiosity and questions in their reading of the world. The research confirmed that participation in the OLGART Group contributes to the process of building citizenship, allowing students to transform their realities, and at the same time bringing to light the routine challenges of teachers in the context of basic education. Finally, I affirm through this research that projects like the OLGART Group are environments that promote the dialogue between Art and Culture in public education networks.
Keywords: Dança
Dança - Estudo e ensino
Sujeito
Dança na educação
Comunidade
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36320
Issue Date: 20-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rita de Cássia Leone.pdf12,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.