Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36310
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia para a formação de clarinetistas: como professores ensinam respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE)
Título(s) alternativo(s): Pedagogy to form clarinetists: how teachers teach breathing, embouchure, posture and tone emission (BEPTE)
Autor(es): Silva, Epitácio Rodrigues e
Primeiro Orientador: Barbosa, Joel Luis da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Joel Luis da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cantão, Jacob Furtado
metadata.dc.contributor.referee3: Robatto, Pedro
Resumo: A finalidade deste trabalho é apresentar o resultado obtido no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, descrevendo como se deu o desenvolvimento da pesquisa e quais são as partes integrantes do Trabalho de Conclusão. Este documento inclui o memorial, contendo aspectos autobiográficos e acadêmicos, um artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas. A parte autobiográfica do memorial discorre sobre o autor e sua trajetória musical até a entrada no PPGPROM. A parte acadêmica apresenta as suas realizações dentro do curso de mestrado, componentes curriculares e as práticas profissionais supervisionadas cursadas. O artigo apresenta a pesquisa sobre como professores ensinam respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE), visando a formação de clarinetistas em nível médio, o equivalente a formação no curso técnico em música/clarineta. Almeja-se com o artigo conduzir os clarinetistas, alunos e professores, para uma reflexão sobre a REPE, melhorando o aproveitamento nos fundamentos da respiração, embocadura, postura e emissão do som. Além disso, a pesquisa foi realizada com professores que trabalham prioritariamente em cursos voltados à música de concerto, me incluindo, assim como os autores da bibliografia utilizada para a fundamentação teórica. O produto final, sem vínculo com o artigo a não ser ter sido produzido pelo mesmo autor, inclui dois arranjos didáticos de música brasileira para banda sinfônica em níveis iniciais. Existe escassez desse tipo de material didático no mercado. A tarefa de escrever dentro de um nível didático determinado é complexa e atrai poucos arranjadores, tanto pelo limite do registro dos instrumentos de banda quanto pelo uso de figuras rítmicas simples, por se tratar de um material destinado à formação, ou seja, para o desenvolvimento de músicos ainda em nível iniciante. Com o produto pretende-se encaminhar os/as integrantes principiantes da banda sinfônica no descobrimento e apreciação da música brasileira.
Abstract: The purpose of this work is to present the result obtained in the professional master's course of the Professional Postgraduate Program in Music (PPPROM), at the School of Music of the Federal University of Bahia, describing the research, through the article, and the parts of the thesis. This document includes the memorial, containing autobiographical and academic aspects, an article, the final product and reports of supervised professional practices. The autobiographical part of the memorial talks about me and my musical trajectory until I entered the PPPROM. The academic part presents my achievements within the master's course, curricular components and supervised professional practices studied. The article presents research on how teachers, including me, teach breathing, embouchure, posture and tone emission (BEPTE), aiming at the training of clarinetists at a high school level, the equivalent of training in the technical course in music/clarinet. The article aims to lead clarinetists, students and teachers, to a reflection on the BEPTE, improving the use of the fundamentals of breathing, embouchure, posture and tone emission. In addition, the research was carried out with teachers who work primarily in courses focused on concert music, as well as myself and the authors of the bibliography used for the theoretical foundation. The final product, unrelated to the article unless it was produced by the same author, includes two didactic arrangements of Brazilian music for symphonic band at initial levels. There is a shortage of this type of teaching material in the Brazilian market. The task of writing within a didactic level, both, in the limited range of notes of band instruments and in the use of simple rhythmic figures, as it is a material intended for training, that is, for the development of musicians still at a beginner level, is complex and attracts few arrangers. With the product it is intended to guide the beginning members of the symphonic band in the discovery and appreciation of Brazilian music.
Palavras-chave: Pedagogia Instrumental
Clarineta
Técnica Clarinetista
Arranjo Didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36310
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Epitacio - TCF - PRONTO (Corrigido - novembro).pdfMemorial do Mestrado Profissional em Educação Musical aprovado em 21/06/20228,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.