Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
metadata.dc.creator: Pontes, Priscilla Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Luciane Ramos da
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho propõe uma reflexão sobre a importância histórica, cultural e política de espaços de produção de saberes em danças afro-diaspóricas na cidade de Curitiba. Experiências que atravessam meu percurso de vida e ensinam sobre o cultivo de relações profundas com as terras que habitamos. Entrecruzando autobiografia, interlocuções com pessoas ligadas a construção de parte desses espaços, bem como produções historiográficas sobre a cidade, avalio criticamente a potência formadora e transformadora desses fazeres no tempo. A trajetória e legado da artista e ativista paranaense Vera Paixão, idealizadora do ―Concurso de Beleza Negra‖ assim como do ―Grupo Afro Cultural Ka-Naombo‖, ambos produzidos dentro da ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, fundada na década de 90 em Curitiba, é uma das histórias envolvidas nessa trama e como fio condutor na pesquisa, nos conectou a grupos atuantes entre a década de 80 e os dias atuais. Conhecer e registrar trajetórias de diferentes gerações fazedoras das danças afro-orientadas (SILVA, 2018) nos contextos de Curitiba, documentando esse processo junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, são nesse trabalho, ações empreendidas como movimento de retomada de terras. Corpo, espaço e saber são dimensões pelas quais a escrita se arvora e juntas sustentam o conceito território-corpo proposto como chave no trabalho.
Resumen : This work proposes a reflection on the historical, cultural and political importance of knowledge production spaces in Afro-diasporic dances in the city of Curitiba. Experiences that span my life course and teach about cultivating deep relationships with the lands we inhabit. Crossing autobiography, dialogues with people linked to the construction of part of these spaces, as well as historiographical productions about the city, I critically assess the formative and transforming power of these actions in time. The trajectory and legacy of the artist and activist from Paraná Vera Paixão, creator of the ―Black Beauty Contest‖ as well as the ―Afro Cultural Group Ka-Naombo‖, both produced within the CANPA – Cultural Association of Negritude and Popular Action, founded in the 90s in Curitiba, it is one of the stories involved in this plot and as a common thread, it connected us to active groups from the 80's to the present day. Knowing and recording the trajectories of different generations of Afro-oriented dances (SILVA, 2018) in the contexts of Curitiba, documenting this process with the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia, in this work, actions undertaken as a movement of land repossession. Body, space and knowledge are dimensions through which writing stands and together they sustain the concept of territory-body proposed as a key in the work.
Palabras clave : Território-Corpo
Danças Afro-Orientadas
Curitiba
Pesquisa em Dança
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309
Fecha de publicación : 16-abr-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Priscilla Pontes.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.