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Tipo: Dissertação
Título: A percepção dos gestores acerca dos efeitos de um curso de capacitação no desenvolvimento dos processos de trabalho de servidores ténico-administrativos: o caso da UFBA
Autor(es): Souza, Taize Caliandra Cunha de Jesus
Primeiro Orientador: Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Roza, Flavia Goulart Mota Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Barbara Maria Dultra
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Resumo: A inserção das políticas de gestão de recursos humanos na administração pública brasileira tem como um de seus marcos legais o Decreto nº 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes de desenvolvimento de pessoas. Dentre essas diretrizes, encontram-se as ações de capacitação, que são instrumentos potenciais de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e aptidões de quem as realiza. Assim, para saber se os propósitos das capacitações foram alcançados ou não, é necessário que se verifique a influência dessas ações no desenvolvimento do trabalho. No entanto, embora haja algumas produções científicas nacionais acerca desse tema, no âmbito das Universidades Federais Brasileiras, o número de estudos que considerem o olhar dos gestores ainda é reduzido. Desse modo, o objetivo deste estudo é compreender como os gestores percebem o desenvolvimento do trabalho de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) que participaram do curso “Produção de Texto com Redação Oficial”. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e contou com cinco etapas. Na primeira, verificou-se como ocorre o levantamento das necessidades (identificação das demandas) e o objetivo proposto para cada capacitação, cujas informações estão contidas no Relatório de Gestão da UFBA - Exercício 2019 (UFBA, 2019). Na segunda etapa, identificou-se as capacitações realizadas no ano de 2019 através do Plano Anual de Capacitação 2019 do Núcleo de Capacitação da Coordenação de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (NUCAP/CDH/PRODEP) (UFBA, 2019). Na terceira, após o recebimento da relação dos servidores participantes dos cursos em 2019 pela CDH, identificou-se as(os) respectivas(os) gestoras(es) a partir das páginas institucionais das unidades nas quais esses servidores eram lotados à época. A quarta etapa foi a de coleta dos dados e ocorreu no segundo semestre de 2021, período no qual ainda se mantinha a suspensão das atividades presenciais nas Universidades, condição imposta pela Pandemia do COVID-19). Nela, enviou-se por e-mail um questionário online com 32 itens, associados a uma escala (Likert) de seis alternativas de respostas par aos gestores desses servidores. Esse instrumento foi elaborado com base na Escala de Reação ao Curso (ERC), adaptada do Modelo de Avaliação de Resultados da Capacitação de Abbad (2012), quarto componente do IMPACT de Abbad (1999). Por fim, na quinta etapa, os dados coletados foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico adotado nesta pesquisa. Em seguida, os resultados foram apresentados e discutidos. Obteve-se informações acerca da efetividade e influência do curso “Produção de Texto com Redação Oficial” no trabalho de servidores TAEs, de acordo com a percepção dos gestores. Com isso, pretendeu-se, a partir de um estudo de caso, contribuir para a proposição de reflexões sobre pontos mais fortes e mais frágeis que esses planos porventura apresentem, considerando sua concepção, planejamento e destinação de recursos e execução e para a produção de material que possa subsidiar a adoção de metodologias instrucionais que repercutam positivamente na prática das atividades no trabalho dos servidores TAEs. Palavras-chave: Efeitos de capacitações. Capacitação de servidores públicos. Gestores universitários. Universidade Pública. Servidores da UFBA.
Abstract: The insertion of human resource management policies in the Brazilian public administration has as one of its legal landmarks the Decree 5.707/2006, which establishes the policy and guidelines for the development of people. Among these guidelines are the training actions, which are potential instruments for the development and improvement of skills and abilities of those who carry them out. Thus, in order to know whether the purposes of the training actions were achieved or not, it is necessary to verify the influence of these actions on the development of the work. However, although there are some national scientific productions on this theme, within the Brazilian Federal Universities, the number of studies that consider the managers' viewpoint is still small. Thus, the objective of this study is to understand how managers perceive the development of the work of Technical-Administrative Education Servants (TAEs) who participated in the course "Text Production with Official Writing". This research is qualitative and exploratory in nature and had five stages. In the first stage, it was verified how the survey of needs occurs (identification of demands) and the objective proposed for each training, whose information is contained in the UFBA Management Report - Fiscal Year 2019 (UFBA, 2019). In the second step, the trainings held in the year 2019 were identified through the Annual Training Plan 2019 of the Training Center of the Coordination of Human Development of the Pro-Rectorate of People Development (NUCAP/CDH/PRODEP) (UFBA, 2019). In the third stage, after the list of servants participating in the courses in 2019 was received by CDH, the respective managers were identified from the institutional pages of the units in which these servants were assigned at the time. The fourth stage was data collection and took place in the second semester of 2021, a period in which on-site activities at the universities were still suspended (a condition imposed by the COVID-19 Pandemic). In it, an online questionnaire with 32 items associated with a Likert scale of six alternative answers was sent by email to the managers of these servants. This instrument was based on the Course Reaction Scale (ERC), adapted from Abbad's Training Outcomes Assessment Model (2012), the fourth component of Abbad's IMPACT (1999). Finally, in the fifth step, the collected data were analyzed and discussed in light of the theoretical framework adopted in this research. Then, the results were presented and discussed. Information was obtained about the effectiveness and influence of the course "Text Production with Official Writing" in the work of TAEs servants, according to the managers' perception. With that, it was intended, from a case study, to contribute to the proposition of reflections on stronger and weaker points that these plans may present, considering their conception, planning and allocation of resources and execution and for the production of material that can subsidize the adoption of instructional methodologies that have a positive impact on the practice of activities at the work of TAEs. Keywords: Training effects. Training of civil servants. University managers. Public university. UFBA servants.
Palavras-chave: Servidores públicos - Capacitação
Universidades e faculdades - Administração de pessoal
Educação superior - Administração
Universidade Federal da Bahia
Universidade Pública.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36304
Data do documento: 31-Mar-2022
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