Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Aldeneide Araujo-
dc.date.accessioned2022-11-16T21:13:11Z-
dc.date.available2022-11-16T21:13:11Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36289-
dc.description.abstractIn order to meet the general and specific objectives, we seek with this study to follow anexploratory research limited to the teaching of Portuguese Language, with a qualitative approach and bibliographic and field procedures, being the field, the High School with Technological Intermediation (EMITEC). To analyze the findings, we used the following instruments: interview, questionnaire and visitation. All these stages of the research took place online (remotely) due to the scenario experienced, the COVID-19 pandemic. 2007, 2009), Bagno (1999, 2004, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Freire (1996), Faraco (2008), González (2018), Labov (1972, 2008), Lucchesi (2006, 2011) , 2015), Marcuschi (1996), Malfacini (2015), Mattos e Silva (1991, 2001, 2004), Muniz (1986), Santana (2007), Soares (1998, 2002a, 2002b); among others. In the same direction, we seek to analyze what the official documents recommend on the teaching of Portuguese from the perspective of linguistic diversity, being the following documents: The Guidelines for the Improvement of Portuguese Language Teaching (1986), the PCNs (2000), the Document Guiding Curriculum for academic year 2022: New part-time High School, the BNCC (2017, 2018) and the Bahia High School Referential Curriculum (Public Consultation). In order to do so, we believe that the relevance of this study lies in contributing so that the teacher, in his teaching practice of Portuguese Language, reflects on the multiplicity of voices and the different contexts of use in which every speaker is or will be situated. And that, in the same way, the teacher can open space for reflections on the multiplicity and functionality of the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectVariedade linguísticapt_BR
dc.subjectProcesso de ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.otherPortuguese Languagept_BR
dc.subject.otherLinguistic varietypt_BR
dc.subject.otherTeaching-learning processpt_BR
dc.subject.otherHigh schoolpt_BR
dc.subject.otherTeaching practicept_BR
dc.titleDiversidade linguística e ensino de língua portuguesa em escola pública de ensino médio na Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.referee1Almeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.referee2Santana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.referee3Arapiraca, Mary de Andrade-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3824308972086552pt_BR
dc.description.resumoDe modo a atender aos objetivos geral e específico buscamos com esse estudo seguir uma pesquisa de natureza exploratória circunscrita ao ensino de Língua Portuguesa, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e de campo, sendo o campo, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Para análise dos achados utilizamos os seguintes instrumentos: entrevista, questionário e visitação. Todas essas etapas da pesquisa ocorreram de maneira online (remota) devido ao cenário vivenciado, a pandemia do COVID – 19. Para a discussão sobre a importância da diversidade linguística no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa encontramos respaldos nos seguintes teóricos: Antunes (2003, 2007, 2009), Bagno (1999, 2004, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Freire (1996), Faraco (2008), González (2018), Labov (1972, 2008), Lucchesi (2006, 2011, 2015), Marcuschi (1996), Malfacini (2015), Mattos e Silva (1991, 2001, 2004), Muniz (1986), Santana (2007), Soares (1998, 2002a, 2002b); dentre outros. Na mesma direção buscamos analisar o que preconizam os documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva da diversidade linguística, sendo os seguintes documentos: As Diretrizes para o Aperfeiçoamento do ensino de Língua Portuguesa (1986), os PCNs (2000), o Documento Curricular Orientador ano letivo 2022: Novo Ensino Médio de tempo parcial, a BNCC (2017, 2018) e o Currículo Referencial Bahia Ensino Médio (Consulta Pública). Para tanto, acreditamos que a relevância desse estudo encontra-se em contribuir para que o docente em sua prática de ensino de Língua Portuguesa reflita sobre a multiplicidade de vozes e os diversos contextos de uso em que todo falante está ou será situado. E que da mesma maneira, o docente possa abrir espaço para reflexões sobre a multiplicidade e funcionalidade da língua.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado em Educação UFBA- Aldeneide Araujo Nascimento.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.